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Tipo: Dissertação
Título: Trabalho e educação profissional : uma análise sob a ótica dos jovens
Autor(es): Silva, Ana Maria de Vasconcelos
Primeiro orientador: Urt, Sônia da Cunha
Abstract: O tema de investigação desta pesquisa é o trabalho e a educação profissional para os jovens. O objetivo é o de verificar como os jovens que buscam programas de educação profissional e inserção no mercado de trabalho concebem as questões relacionadas com o trabalho, projeto profissional, qualificação e competência, nesta transição da era industrial para a era do conhecimento, global e digital. Para embasamento desta pesquisa privilegiou-se a abordagem histórico-cultural. A pesquisa foi realizada na cidade de Campo Grande, MS, no período de junho a dezembro de 2001. Foram aplicados 82 questionários, distribuídos em dois grupos: 1) jovens matriculados em uma instituição cujo programa tem a finalidade de inserção no mercado de trabalho e 2) jovens matriculados em uma instituição da rede oficial de educação profissional. Os resultados da pesquisa revelam que os jovens parecem se apropriar do discurso da reestruturação do sistema produtivo neoliberal, mostrando-se preocupados e angustiados para atender às exigências do mundo do trabalho. Daí a crescente busca pelo conhecimento, numa tentativa de acompanhar a inovação tecnológica e os novos modelos de gestão da força de trabalho que cada vez mais ampliam o grau de competitividade social e profissional. Com isso, os jovens buscam na educação e formação profissional a solução para inserção no mercado de trabalho, atraídos pela concepção econômica de educação veiculada pelo modelo das competências, da empregabilidade e da qualificação.
The theme of the present research is the work and the professional education for the young. The objective is to verify how the young search professional education programs and insertion in the work market conceive the questions related to the work, professional project, qualification and competence, in this transition from the industrial era to the knowledge, global and digital era. This research was supported by the cultural historical approach. The research was realized in the city of Campo Grande, MS, from June to December of 2001. It was applied a total of 82 questionnaires, distributed in two groups: 1) young registered in an institution which the program purpose is the insertion in the work market and 2) young registered in an official net professional education institution. The research results reveal that the young appropriate of the reestruturation discourse of the neoliberal productive system, showing to be worried and distressed to attend the demands of the working society, for that reason the growing searching for the knowledge, in attempt to accompany the technological innovation and the new models of management of the workforce that more and more extend the social and professional competitivity. Because of that the young search in the professional education and formation the solution for insertion in the working society attracted by the economic conception of education propagated by the model of the competences, employement level and qualification.
Palavras-chave: Ensino Profissional e Técnico
Qualificação Profissional
Trabalho de Menor
Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/672
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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