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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/671
Tipo: | Dissertação |
Título: | A ação pedagógica do teatro |
Autor(es): | Silva, Amirtes Menezes de Carvalho e |
Primeiro orientador: | Leão, Inara Barbosa |
Abstract: | Este trabalho objetivou analisar a possibilidade do teatro, enquanto ação pedagógica, contribuir na melhoria da educação pública, com ênfase para as quatro últimas séries do Ensino Fundamental. Ressaltando que essa atividade dramática para sua produção exige a participação coletiva; elaboração e criação de idéias e expressões novas; a ação de um coordenador; e, principalmente, a definição de um objetivo a ser alcançada. Neste sentido o teatro na escola pode ser um instrumento que modifique a aprendizagem dos alunos e professores, pois ao praticá-lo estes têm que se organizar seu modo de agir, pensar e sentir. E desta maneira podem ter um entendimento mais crítico sobre a realidade e si mesmos. Enfatizamos a relação entre teatro e educação como processos que além de suscitar a apreensão dos conhecimentos mais elaborados em dado período histórico, permitem que os indivíduos aprendam a dinâmica de como agir socialmente. Assim procuramos estudar os processos psicológicos que são os mais evidenciados no teatro e que na educação são fundamentais. Para tal nos apoiamos nos postulados da concepção sócio-histórica, os quais denominam estes de processos psicológicos superiores, dentre eles elevamos a linguagem, pensamento e a afetividade. Todavia como o teatro, por natureza, é uma atividade coletiva e por considerarmos que a atividade é o meio pelo qual o homem transforma a natureza e a si próprio numa relação mediada, procuramos procedimentos metodológicos que permitissem à produção da atividade teatral com vistas a compreender as concepções de teatro que subsidiam as práticas desta atividade no contexto escolar. A Oficina de Teatro, o Ciclo de Discussões e a Videografia foram os instrumentos que se mostraram mais eficientes atender aos nossos propósitos, uma vez que estes permitiriam realizar análises e reflexões pelos sujeitos da pesquisa e por nos a partir dos registros videográficos das ações praticadas,o que tornou possível uma compreensão sobre os significados e sentidos que o teatro tem na prática pedagógica. O entendimento a que este estudo chegou é que a atividade dramática pode modificar as idéias, comportamentos e emoções, tornando as pessoas mais conscientes. Isto porque os professores durante os momentos de discussão apresentaram mudanças de postura sobre a abordagem desta atividade artística. Além do que indicaram algumas dificuldades que se fazem presentes no contexto escolar para o desenvolvimento do teatro como instrumento pedagógico. This study aimed to analyse the possibility of theater as pedagocical action, contributing to the improvement of public education, placing emphasis on the Iast four grades of Elementary School. Accentuating that the production of this drama activity needs the collective participation, the creation and ellaboration of ideas and new expressions, a coordinator help and above all, the definition of a goa! to be reached. So that, the drama activity at schools might be a tool to modif the teachers’ and students’ learning, so that when they practice it they will have to organize their own way of acting, thinking and feeling. in this way, they will be able to understand more critically their reality and also themselves. We emphasize the relation between theater and education as a process that besides stimulating the understanding of more elaborated knowledge in a certain historical period, allows the individuals to learn the dynamic of how to act in society. So, we tried to study the psycological processes that are most evident in drama and fundamental in education. For this we based our work on the postulate of socio-historical conception, which call that one superior psycological processes, among them, the language, the thoughts and affectivity. However, as the theater, by nature, is a collective activity and believing that the activity is the way by which men change the nature and themselves in a mediated relation, we tried methodological procedures that would allow the dramatic activity production with the intention of understanding its conceptions that grant the practice of this activity at schools. The Drama Workshop, the Cycle of Discussion and Videography were efficient instruments used to reach our objectives, as they allow us and the subjects of this research to carry out our and their analyses and reflections, from the videographic registers of the actions, what made the comprehension of the sense and meaning of theater on the pedagogic practice. The result of this study was that the drama activity can change ideas, behaviour and sensations, making people more conscious. This was kept in discussions when the teachers changed their mind about this artistic activity. Furthermore, they indicated some difficulties that can be found in the school context to develop the drama as a pedagocic instrument. |
Palavras-chave: | Teatro e Educação Artes Educação Ensino e Aprendizagem |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/671 |
Data do documento: | 2003 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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