Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6685
Tipo: Dissertação
Título: REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES NEGRAS: A CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES EDUCATIVAS
Autor(es): Leila Carla Antunes Novaes
Primeiro orientador: Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo salientar e analisar as representatividades e representações das mulheres negras no Brasil e em Mato Grosso do Sul juntamente com a utilização de alguns objetos do Museu Afro Brasil-SP como potencialidades educativas para o ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental I. Busca-se através desses objetos, trajetórias e história sobre mulheres negras, a superação e redução da escassez de fontes informativas e com potencialidades didáticas sobre as mulheres negras brasileiras e sul-mato-grossenses já que muitos materiais educativos não apresentam a contribuição dessas mulheres para a sociedade. Para isso, utilizamos como referência teórica a História e Cultura africana e afro-brasileira, as dimensões educacionais sobre as mulheres negras e didática em práticas educativas juntamente com a elaboração de materiais educativos construídos a partir dos levantamentos realizados. Pois entende-se que a história das mulheres negras, suas representatividades e acontecimentos de vida, bem como objetos selecionados do museu, podem ampliar a perspectiva de análise para a formação da consciência histórica sobre a contribuição social, cultural e educacional de mulheres negras, principalmente para as crianças.
Abstract: This research aims to highlight and analyze the representations and representations of black women in Brazil and Mato Grosso do Sul along with the use of some objects from the Museu Afro Brasil-SP as educational potential for teaching-learning in Elementary School I. Search through these objects, trajectories and history about black women, overcoming and reducing the scarcity of information sources and with didactic potential on black women in Brazil and in Mato Grosso do Sul, since many educational materials do not present the contribution of these women to the society. For this, we use as a theoretical reference the African and Afro-Brazilian History and Culture, the educational dimensions about black women and didactics in educational practices together with the elaboration of educational materials constructed from the surveys carried out. Because it is understood that the history of black women, their representativeness and life events, as well as selected objects from the museum, can broaden the perspective of analysis for the formation of historical awareness about the social, cultural and educational contribution of black women, especially for the children.
Palavras-chave: mulheres negras, materiais didáticos, Relações étnico-raciais.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6685
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - Leila Carla.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.