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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6650
Tipo: | Tese |
Título: | CONCEITO DE INFÂNCIA NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA POÉTICA DE MANOEL DE BARROS |
Autor(es): | Sonia Fatima Leal de Souza |
Primeiro orientador: | Kelcilene Gracia Rodrigues |
Resumo: | Este trabalho estuda o conceito de infância presente na Teoria Histórico-cultural na poética de Manoel de Barros. O objetivo da pesquisa é investigar nos poemas de Manoel de Barros como eles são possíveis de serem trabalhados a partir do conceito de infância presente na Teoria Histórico-Cultural. Para tanto, utilizamos como córpus de pesquisa as obras Exercícios de ser criança (1999), Memórias inventadas para crianças (2020), Poeminhas Pescados numa fala de João (2001a) e O Fazedor de amanhecer (2001b). Dessa forma, o trabalho busca sintonizar o conceito de infância preconizada pela Teoria Histórico-cultural na poesia de Manoel de Barros. A tese se fundamenta no referencial teórico-metodológico de Vygotsky (1935), Áries (1973), Mello (2017) e Marino Filho (2022). Os resultados apontam que o eu lírico dos poemas de Barros poetiza uma infância como condição do desenvolvimento humano, que revela o pertencimento da criança naquele meio em que ela habita, brinca, corre e vive com a liberdade de expressão por meio de aparatos lúdicos e da própria natureza. Uma infância que demonstra a curiosidade, a imaginação, a criatividade, a liberdade de realizar prodígios, sempre amparada pela mãe, o pai, a irmã ou o irmão e o avô, o que vem ao encontro da teoria em tela. Esta tese trata, também, da construção da linguagem na poesia de Manoel de Barros como veículo de desenvolvimento humano, tal como proposto pela Teoria Histórico-Cultural, para a qual a linguagem é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo humano. O pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana. Palavras-chave. Infância; Manoel de Barros; Poesia; Vivência; Humanização. |
Abstract: | This work studies the concept of childhood present in the Historical-Cultural Theory in the poetics of Manoel de Barros. For that, we used as research corpus the works Exercises of being a child (1999), Memories invented for children (2020), Poeminhas Pescados in a speech by João (2001a) and O Fazedor de dawn (2001b). In this way, the work seeks to tune the concept of childhood advocated by the Historical-Cultural Theory in the poetry of Manoel de Barros. The thesis is based on the theoretical-methodological framework of Vygotsky (1935), Áries (1973), Mello (2017) and Marino Filho (2022). The results indicate that the lyrical self of Barros' poems poetizes a childhood as a condition for human development, which reveals the child's belonging in the environment in which he lives, plays, runs and lives with freedom of expression through ludic devices and the nature itself. A childhood that demonstrates curiosity, imagination, creativity, the freedom to perform prodigies, always supported by the mother, father, sister or brother and grandfather, which is in line with the theory in question. This thesis also deals with the construction of language in the poetry of Manoel de Barros as a vehicle for human development, as proposed by the Historical-Cultural Theory, for which language is a fundamental tool for human cognitive development. Thought and language are the key to understanding the nature of human consciousness. Keywords: Infancy; Manoel de Barros; Poetry; Experience; Humanization. |
Palavras-chave: | Infância Manoel de Barros Poesia Vivência Humanização |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6650 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas) |
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