Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6616
Tipo: Dissertação
Título: Podcast e Educação Matemática: uma ação extensionista com professores(as) e licenciandos(as)
Autor(es): Gustavo Fernando Bernardes da Silva
Primeiro orientador: Aparecida Santana de Souza Chiari
Resumo: O presente trabalho se propôs a explorar o uso pedagógico do podcast, buscando responder à seguinte questão: o que acontece quando usamos podcast em uma ação de extensão (ou ação extensionista) com professores(as) e licenciandos(as) em matemática? Para responder esse questionamento, este estudo investigou a produção e o uso de um podcast em uma ação de extensão com professores(as) e licenciandos(as) em matemática. Partir de uma ação de extensão com professores(as) e licenciandos(as) em matemática, foram produzidos dados de maneira síncrona (debate via Google Meet) e assíncrona (através de formulário do google). Com base na análise qualitativa de relatos em vídeo e por meio de questionários, concluiu-se que o podcast como parte de uma proposta pedagógica apresentou potencial para que estudantes e professores ocupem posições autorais e produzam conteúdo digital que expresse suas aprendizagens, suas realidades e suas interpretações de mundo. Além disso, verificou-se que o uso de podcast favorece mudanças dentro de sala de aula, inclusive porque no momento atual o podcast está em ascensão, se tornando bem popular na cultura mainstream, o que facilita o interesse e aceitação dos jovens para utilização e interação com o mesmo. Entretanto, a pesquisa também evidencia limitações em relação ao uso da ferramenta, principalmente quando utilizado no campo da Matemática.
Abstract: This study aimed to explore the pedagogical use of podcasts, seeking to answer the following question: What happens when we use podcasts in an outreach activity with mathematics teachers and students in teacher training programs? To address this question, this research examined the production and use of a podcast in an outreach setting with mathematics teachers and students in teacher training. Data were collected both synchronously (through discussions on Google Meet) and asynchronously (via Google forms). Based on the qualitative analysis of video accounts and through questionnaires, it was concluded that the podcast, as part of a pedagogical proposal, has the potential for students and teachers to take on authorial roles and produce digital content that expresses their learning, realities, and worldviews. Moreover, it was found that the use of podcasts promotes changes in the classroom, especially since podcasts are currently on the rise and becoming quite popular in mainstream culture, facilitating the interest and acceptance of young people in using and interacting with it. However, the research also highlights limitations concerning the tool's use, particularly when applied in the field of Mathematics.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais
Formação Docente
Educação Matemática
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6616
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
material final para depósito.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.