Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6575
Tipo: Livro
Título: Meta-avaliação de políticas educacionais
Título(s) alternativo(s): Meta-evaluation of educational policies
Autor(es): Souza, Andreliza Cristina de
Resumo: Este livro trata da meta-avaliação enquanto ferramenta que possibilita a reflexão sobre a avaliação. Na Parte I – Introdução à avaliação e meta-avaliação são apresentados os pressupostos do tema em questão. As discussões travadas remetem aos fundamentos da avaliação educacional e são contempladas as definições, conceitos, usos e funções deste campo de estudo. Também traz uma discussão sobre qual o papel da avaliação de políticas públicas nos contextos político, econômico, social e educacional. Após a compreensão sobre estes fundamentos, são apresentadas as definições e discussões acerca da meta-avaliação. A Parte II – Avaliando uma política educacional apresenta uma meta-avaliação das políticas de cotas para estudantes negras e negros e/ou estudantes de escola pública em cinco universidades estaduais paranaenses. Para contextualizar a análise, primeiramente é apresentado um debate sobre ações afirmativas: influências, conceitos, histórico e definições, bem como a trajetória das políticas de ação afirmativa para acesso à educação superior no Brasil. Na Conclusão destaca-se que uma meta-avaliação de política educacional não tem como pretensão decidir pelo sucesso ou fracasso das avaliações realizadas ou da política em si. Ao contrário, ela auxilia a investigar as potencialidades e fragilidades, contribuindo para que as fragilidades observadas possam servir como mote impulsionador para a qualificação das avaliações. Espera-se que este livro possa auxiliar estudantes de pós-graduação, pesquisadoras e pesquisadores e todas as pessoas responsáveis por processos avaliativos a compreender os caminhos da meta-avaliação. Espera-se que esta obra possa abrir espaços para ampliar a reflexão sobre a meta-avaliação como uma ferramenta importante e necessária para que avaliações mais justas e emancipatórias ganhem espaço no cenário nacional.
Abstract: This book deals with meta-evaluation as a tool that enables reflection on evaluation. In Part I – Introduction to evaluation and meta-evaluation, the assumptions of the topic in question are presented. The discussions that took place refer to the foundations of educational assessment and the definitions, concepts, uses and functions of this field of study are considered. It also brings a discussion about the role of public policy evaluation in political, economic, social and educational contexts. After understanding these fundamentals, definitions and discussions about meta-assessment are presented. Part II – Evaluating an educational policy presents a meta-evaluation of quota policies for black students and/or public school students in five state universities in Paraná state, Brasil. To contextualize the analysis, firstly, the debate on afirmative action is presented: influences, concepts, history and definitions, as well as the trajectory of afirmative action policies for access to higher education in Brazil. In the Conclusion, it is highlighted that an educational policy meta-evaluation does not intend to decide on the success or failure of the evaluations carried out or of the policy itself. On the contrary, it helps to investigate the strengths and weaknesses, contributing so that the observed weaknesses can serve as a driving force for the qualification of assessments. It is hoped that this book will help graduate students, researchers and all those responsible for evaluation processes to understand the paths of meta-evaluation. It is hoped that this work can open spaces to broaden reflection on meta-evaluation as an important and necessary tool for fairer and emancipatory evaluations to gain space on the national scene.
Palavras-chave: Meta-avaliação
Meta-evaluation
Avaliação de Políticas Educacionais
Evaluation of educational policies
Educação e Estado
Education and State
Avaliação educacional
Educational assessment
Política pública – Educação
Public policy – Education
Programas de ação afirmativa na educação
Affirmative action programs in education
Sistema de cotas
Quota system
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6575
Data do documento: Set-2023
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Meta-avaliação de políticas educacionais.pdf5,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons