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Tipo: Dissertação
Título: Produtividade do Setor Varejista de Alimentos Brasileiro
Autor(es): Lilyan Ágatha Silva Cristaldo
Primeiro orientador: Renato Luiz Sproesser
Resumo: Uma análise atual da indústria agroalimentar revela empresas empenhadas em adotar práticas de gestão estratégica para alcançar resultados aprimorados. Isso inclui decisões gerenciais voltadas para a ampliação da participação de mercado e medidas focadas no aumento da rentabilidade. O segmento varejista está em constante aprimoramento e, à medida que as empresas se expandem, incorporam tecnologias avançadas de informação e gestão. Nesse cenário, torna-se indispensável contar com ferramentas que auxiliem o processo decisório. Um ramo que exibe notável competitividade é o varejo alimentar, com grupos nacionais e internacionais robustos assumindo o controle das atividades comerciais. Esse setor também é responsável por disseminar novas tendências de consumo entre os clientes, conectando a indústria de transformação ao consumidor final. O setor varejista de alimentos abrange cerca de 94.706 lojas. Em 2022, o setor supermercadista alcançou um faturamento de R$ 695,7 bilhões, representando 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e empregando 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Esses números ressaltam a relevância desse setor na economia nacional. O propósito deste estudo é analisar como variáveis estratégicas e econômicas impactam no desempenho das empresas varejistas de alimentos. A partir disso, pretendeu-se identificar quais ações estratégicas proporcionam os melhores resultados empresariais. O período de análise foi de 2013 a 2019, com dados coletados por meio das edições anuais de ranking supermercadista da Revista SuperHiper. Foi utilizado o modelo econométrico de dados em painel de modo a capturar o impacto das variáveis sobre a produtividade das empresas. Os resultados das variáveis econômicas apresentaram influência, possuindo uma relação significativa de 1% a 10%. Porém, das variáveis estratégicas, apenas o número de funcionários apresentou significância de 1%. Os resultados da pesquisa corroboraram apenas em parte com a teoria e estudos anteriores, trazendo com isso inferências inéditas e significativas sobre as hipóteses de pesquisa, agregando novas descobertas para as tomadas de decisão gerenciais do setor. A descoberta de uma maior relevância do ambiente macroeconômico do que do ambiente microeconômico do país para a produtividade das empresas do setor do varejo alimentar, proporciona uma base sólida para que as mesmas direcionem seus esforços para variáveis que realmente causarão um impacto efetivo nos seus resultados financeiros. Portanto, o estudo teve êxito em sua contribuição para a discussão acerca do tema proposto.
Abstract: A current analysis of the agri-food industry reveals companies committed to adopting strategic management practices to achieve improved results. This includes management decisions aimed at expanding market share and measures focused on increasing profitability. The retail segment is constantly improving and, as companies expand, they incorporate advanced information and management technologies. In this scenario, it is essential to have tools to help the decision-making process. One branch that exhibits notable competitiveness is food retail, with robust national and international groups taking control of commercial activities. This sector is also responsible for disseminating new consumption trends among customers, connecting the manufacturing industry to the final consumer. The food retail sector comprises approximately 94,706 stores. In 2022, the supermarket sector reached revenues of BRL 695.7 billion, representing 7.03% of the national Gross Domestic Product (GDP) and employing 3.2 million direct and indirect employees, according to data from the Brazilian Association of Supermarkets (ABRAS). These figures underscore the relevance of this sector in the national economy. The purpose of this study is to analyze how strategic and economic variables impact the performance of food retailers. From this, it was intended to identify which strategic actions provide the best business results. The analysis period was from 2013 to 2019, with data collected through the annual supermarket ranking editions of SuperHiper Magazine. The panel data econometric model was used in order to capture the impact of the variables on the companies' productivity. The results of economic variables showed influence, with a significant relationship from 1% to 10%. However, of the strategic variables, only the number of employees showed significance of 1%. The research results corroborated only in part with the theory and previous studies, bringing with it unprecedented and significant inferences about the research hypotheses, adding new discoveries for the sector's managerial decision-making. The discovery of a greater relevance of the macroeconomic environment than the microeconomic environment of the country for the productivity of companies in the food retail sector, provides a solid basis for them to direct their efforts towards variables that will really cause an effective impact on their financial results. Therefore, the study was successful in its contribution to the discussion on the proposed topic.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6553
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

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