Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6478
Tipo: | Livro |
Título: | O texto dissertativo-argumentativo: construções e articulações |
Título(s) alternativo(s): | The dissertation-argumentative text: constructions and articulations |
Autor(es): | Gomes, Eva de Mercedes Martins Gomes, Monica Alvarez |
Resumo: | Este livro apresenta a análise de dados que visam a promover a reflexão e o conhecimento sobre a redação do PSV-UFMS, do Passe-UFMS e do PSV-UEMS, voltando-se para esses certames como processos pedagógicos de ensino de produção textual. Ressalta-se que este livro não tem a pretensão de teorizar sobre técnicas de redação e, devido a isso, a apresentação de dados teóricos e bibliográficos é mínima, como convém a uma proposta que se assemelha mais a um estudo de casos do que a uma pesquisa acadêmica. Também convém destacar que o intuito com esta obra não foi (nem é) “ensinar a escrever uma redação”, a produzir um texto, mas esclarecer ao candidato o que os vestibulares avaliam, considerando a construção das ideias textuais. |
Abstract: | This book presents the analysis of some data that aim to promote reflection and knowledge about the writing of the PSV-UFMS, Passe-UFMS and PSV-UEMS, turning to these contests as pedagogical processes of teaching the production of texts. It should be noted that this book does not intend to theorize about writing techniques and, due to this, the presentation of theoretical and bibliographic data is minimal, as befits a proposal that is more similar to a case study than to an academic research. It should also be noted that the purpose of this work it was not (and is not) “teaching how to write an essay”, how to produce a text, but explaining to the candidate what the entrance exams evaluate, considering the construction of textual ideas. |
Palavras-chave: | Redação Writing Língua Portuguesa Portuguese Language Vestibular Vestibular Texto dissertativo-argumentativo Dissertation-argumentative text Crítica textual Textual Criticism Escrita – Estudo e ensino Writing – Study and Teaching Escrita – Textos Writing – Texts |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6478 |
Data do documento: | Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO_web.pdf | 5,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons