Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Eva de Mercedes Martins | - |
dc.creator | Gomes, Monica Alvarez | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T20:27:38Z | - |
dc.date.available | 2023-07 | - |
dc.date.issued | 2023-07 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-7613-630-9 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6478 | - |
dc.description | SUMÁRIO INTRODUÇÃO BREVE HISTÓRICO DA REDAÇÃO NOS VESTIBULARES DA UFMS E DA UEMS 1 – TEMAS: PSV-UFMS, PASSE e PSV-UEMS 1.1 TEMAS E PARATEXTOS 2 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3 – CASOS DE ELIMINAÇÃO 4 – REDAÇÕES: COMENTÁRIOS 4.1 TÓPICO 1 - ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 4.2 TÓPICO 2 - ORGANIZAÇÃO E PROGRESSÃO TEXTUAL 4.3 TÓPICO 3 - ADEQUAÇÃO TEMÁTICA 4.4 TÓPICO 4 – ASPECTOS DE COESÃO E COERÊNCIA 4.5 TÓPICO 5 – EMPREGO DA NORMA PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA A ARGUMENTAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES OPINIÕES: PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ANEXOS I. PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR UFMS 2020 (PSV-UFMS 2020) II. PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA SELETIVA TRIÊNIO 2017-2019 – 3a ETAPA III. PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR UFMS 2021 (PSV-UFMS 2021) IV. PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA SELETIVA (PASSE) TRIÊNIO 2018-2020 – 3a ETAPA V. PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR UEMS 2021 (PSV-UEMS 2021) | pt_BR |
dc.description.abstract | This book presents the analysis of some data that aim to promote reflection and knowledge about the writing of the PSV-UFMS, Passe-UFMS and PSV-UEMS, turning to these contests as pedagogical processes of teaching the production of texts. It should be noted that this book does not intend to theorize about writing techniques and, due to this, the presentation of theoretical and bibliographic data is minimal, as befits a proposal that is more similar to a case study than to an academic research. It should also be noted that the purpose of this work it was not (and is not) “teaching how to write an essay”, how to produce a text, but explaining to the candidate what the entrance exams evaluate, considering the construction of textual ideas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.relation.ispartof | O texto dissertativo-argumentativo: construções e articulações | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Redação | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language | pt_BR |
dc.subject | Vestibular | pt_BR |
dc.subject | Vestibular | pt_BR |
dc.subject | Texto dissertativo-argumentativo | pt_BR |
dc.subject | Dissertation-argumentative text | pt_BR |
dc.subject | Crítica textual | pt_BR |
dc.subject | Textual Criticism | pt_BR |
dc.subject | Escrita – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Writing – Study and Teaching | pt_BR |
dc.subject | Escrita – Textos | pt_BR |
dc.subject | Writing – Texts | pt_BR |
dc.title | O texto dissertativo-argumentativo: construções e articulações | pt_BR |
dc.title.alternative | The dissertation-argumentative text: constructions and articulations | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.resumo | Este livro apresenta a análise de dados que visam a promover a reflexão e o conhecimento sobre a redação do PSV-UFMS, do Passe-UFMS e do PSV-UEMS, voltando-se para esses certames como processos pedagógicos de ensino de produção textual. Ressalta-se que este livro não tem a pretensão de teorizar sobre técnicas de redação e, devido a isso, a apresentação de dados teóricos e bibliográficos é mínima, como convém a uma proposta que se assemelha mais a um estudo de casos do que a uma pesquisa acadêmica. Também convém destacar que o intuito com esta obra não foi (nem é) “ensinar a escrever uma redação”, a produzir um texto, mas esclarecer ao candidato o que os vestibulares avaliam, considerando a construção das ideias textuais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO_web.pdf | 5,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons