Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6438
Tipo: Dissertação
Título: MULHERES NO ESPAÇO PENAL FEMININO DE TRÊS LAGOAS/MS: MEMÓRIAS, ESCRITAS DE SI E A FORMAÇÃO.
Autor(es): MICHELA VANESSA CRISOSTOMO COIMBRA MARTINS
Primeiro orientador: Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
Resumo: O presente trabalho analisa a construção de memórias de mulheres que estão ou estiveram ligadas ao Estabelecimento Penal de Três Lagoas/MS, a partir das narrativas biográficas em cartas de um grupo heterogêneo constituído por docentes, apenada (o), egressas e assistente social, que estabelece vínculo a questão da educação formal. Este trabalho tenciona estudar a escrita autobiográfica desses participantes e a concepção memorialística a partir de narrativas autobiograficas, como parte do reconhecimento da história de vida de cada sujeitos-autor (a) e do seu consequente empoderamento. A pesquisa tem como objetivo principal provocar reflexões sobre as contribuições da educação formal desenvolvidas no Estabelecimento Penal de Três Lagoas- MS, como uma prática libertadora. A educação formal nas prisões não deve ser uma trivial permuta do seguimento concebido nas escolas regulares, mas uma EJA típica que considere as peculiaridades e especificidades do espaço prisional e dos personagens em formas de educandos e educadores, que constate as controvérsias e acentue os princípios freireanos de educação libertadora e emancipatória. Os caminhos metodológicos trilhados por esta pesquisa qualitativa, contemplou os seguintes momentos: pesquisa bibliográfica, a análise de documentos escritos, tais como leis, diretrizes, pesquisa exploratória dos prontuários das reclusas do Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas/MS; recorri aos aportes teóricos dos estudos culturais, da pesquisa narrativa, formação de professores, saberes docentes e a educação de jovens e adultos, recebimento de narrativas autobiográficas.
Abstract: The present work analyzes the construction of memories of women who are or were connected to the Penal Establishment of Três Lagoas/MS, from the biographical narratives in letters of a heterogeneous group constituted by teachers, convicts, former students and a social worker, who establishes a link to the issue of formal education. This work intends to study the autobiographical writing of these participants and the memorialistic conception based on autobiographical narratives, as part of the recognition of the life story of each subject-author (a) and their consequent empowerment. The main objective of the research is to provoke reflections on the contributions of formal education developed in the Penal Establishment of Três Lagoas-MS, as a liberating practice. Formal education in prisons should not be a trivial exchange of the segment conceived in regular schools, but a typical EJA that considers the peculiarities and specificities of the prison space and of the characters in forms of students and educators, which acknowledges the controversies and emphasizes Freire's principles of liberating and emancipatory education. The methodological paths taken by this qualitative research, included the following moments: bibliographical research, analysis of written documents, such as laws, guidelines, exploratory research of the medical records of inmates of the Female Penal Establishment of Três Lagoas/MS; I resorted to the theoretical contributions of cultural studies, narrative research, teacher training, teaching knowledge and youth and adult education, receiving autobiographical narratives.
Palavras-chave: MULHERES NO ESPAÇO PENAL FEMININO DE TRÊS LAGOAS/MS: MEMÓRIAS, ESCRITAS DE SI E A FORMAÇÃO.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6438
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.