Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6417
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação e diversidade étnico-racial: uma experiência com o Ensino Fundamental
Autor(es): Dias, Rosa Maria
Primeiro orientador: Nogueira, Ione da Silva Cunha
Resumo: O artigo apresenta uma análise sobre a importância da educação e diversidade étnico-cultural na sociedade contemporânea. Aborda a legislação brasileira, como a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e institui o "Dia Nacional da Consciência Negra". A primeira parte do artigo discute a importância da educação para as relações étnicoraciais, destacando a necessidade de uma abordagem pedagógica que valorize a diversidade cultural afro-brasileira e africana, e promova o respeito e a reflexão crítica sobre o racismo. Além disso, enfatiza a relevância da formação contínua dos professores para lidar com as diversidades étnico-raciais nas salas de aula. Na segunda parte do artigo, é apresentado um projeto realizado com uma turma de 4º ano do ensino fundamental, com o objetivo de promover a educação das relações étnico-raciais. O texto destaca pontos positivos do projeto, como a escolha de uma coleção inclusiva de livros e a utilização de atividades práticas e lúdicas para envolver os alunos. Por outro lado, ressalta a necessidade de aprofundar o conteúdo teórico, promover uma reflexão crítica sobre a realidade atual dos grupos étnico-culturais abordados e utilizar recursos adicionais, como vídeos e filmes. O artigo conclui reforçando a importância da abordagem da educação e diversidade étnico-cultural na formação de uma sociedade mais justa, igualitária e plural, e destaca a relevância da formação contínua dos professores e do envolvimento das famílias e comunidades nesse processo. Além disso, reconhece a experiência enriquecedora do curso de Pedagogia na compreensão da importância dessa abordagem educacional.
Abstract: In this article we present "Education and Ethnic-Racial Diversity: an experience with Elementary Education", we approach the importance of promoting an inclusive education, which considers the ethnic and cultural differences present in contemporary society.
Palavras-chave: Diversidade Étnico-Cultural
Educação
Formação Docente
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6417
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
4640.pdf190,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.