Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6417
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dias, Rosa Maria | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T18:04:42Z | - |
dc.date.available | 2023-08-01T18:04:42Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6417 | - |
dc.description.abstract | In this article we present "Education and Ethnic-Racial Diversity: an experience with Elementary Education", we approach the importance of promoting an inclusive education, which considers the ethnic and cultural differences present in contemporary society. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Étnico-Cultural | - |
dc.subject | Educação | - |
dc.subject | Formação Docente | - |
dc.title | Educação e diversidade étnico-racial: uma experiência com o Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Ione da Silva Cunha | - |
dc.description.resumo | O artigo apresenta uma análise sobre a importância da educação e diversidade étnico-cultural na sociedade contemporânea. Aborda a legislação brasileira, como a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e institui o "Dia Nacional da Consciência Negra". A primeira parte do artigo discute a importância da educação para as relações étnicoraciais, destacando a necessidade de uma abordagem pedagógica que valorize a diversidade cultural afro-brasileira e africana, e promova o respeito e a reflexão crítica sobre o racismo. Além disso, enfatiza a relevância da formação contínua dos professores para lidar com as diversidades étnico-raciais nas salas de aula. Na segunda parte do artigo, é apresentado um projeto realizado com uma turma de 4º ano do ensino fundamental, com o objetivo de promover a educação das relações étnico-raciais. O texto destaca pontos positivos do projeto, como a escolha de uma coleção inclusiva de livros e a utilização de atividades práticas e lúdicas para envolver os alunos. Por outro lado, ressalta a necessidade de aprofundar o conteúdo teórico, promover uma reflexão crítica sobre a realidade atual dos grupos étnico-culturais abordados e utilizar recursos adicionais, como vídeos e filmes. O artigo conclui reforçando a importância da abordagem da educação e diversidade étnico-cultural na formação de uma sociedade mais justa, igualitária e plural, e destaca a relevância da formação contínua dos professores e do envolvimento das famílias e comunidades nesse processo. Além disso, reconhece a experiência enriquecedora do curso de Pedagogia na compreensão da importância dessa abordagem educacional. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
4640.pdf | 190,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.