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dc.creatorDias, Rosa Maria-
dc.date.accessioned2023-08-01T18:04:42Z-
dc.date.available2023-08-01T18:04:42Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6417-
dc.description.abstractIn this article we present "Education and Ethnic-Racial Diversity: an experience with Elementary Education", we approach the importance of promoting an inclusive education, which considers the ethnic and cultural differences present in contemporary society.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade Étnico-Cultural-
dc.subjectEducação-
dc.subjectFormação Docente-
dc.titleEducação e diversidade étnico-racial: uma experiência com o Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira, Ione da Silva Cunha-
dc.description.resumoO artigo apresenta uma análise sobre a importância da educação e diversidade étnico-cultural na sociedade contemporânea. Aborda a legislação brasileira, como a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e institui o "Dia Nacional da Consciência Negra". A primeira parte do artigo discute a importância da educação para as relações étnicoraciais, destacando a necessidade de uma abordagem pedagógica que valorize a diversidade cultural afro-brasileira e africana, e promova o respeito e a reflexão crítica sobre o racismo. Além disso, enfatiza a relevância da formação contínua dos professores para lidar com as diversidades étnico-raciais nas salas de aula. Na segunda parte do artigo, é apresentado um projeto realizado com uma turma de 4º ano do ensino fundamental, com o objetivo de promover a educação das relações étnico-raciais. O texto destaca pontos positivos do projeto, como a escolha de uma coleção inclusiva de livros e a utilização de atividades práticas e lúdicas para envolver os alunos. Por outro lado, ressalta a necessidade de aprofundar o conteúdo teórico, promover uma reflexão crítica sobre a realidade atual dos grupos étnico-culturais abordados e utilizar recursos adicionais, como vídeos e filmes. O artigo conclui reforçando a importância da abordagem da educação e diversidade étnico-cultural na formação de uma sociedade mais justa, igualitária e plural, e destaca a relevância da formação contínua dos professores e do envolvimento das famílias e comunidades nesse processo. Além disso, reconhece a experiência enriquecedora do curso de Pedagogia na compreensão da importância dessa abordagem educacional.pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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