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Tipo: Dissertação
Título: Valor percebido, consciência ambiental e a intenção de compra de carne com selo Carne Carbono Neutro (CCN)
Autor(es): JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
Primeiro orientador: Matheus Wemerson Gomes Pereira
Resumo: Gradativamente, consumidores têm demonstrado interesse por produtos sustentáveis, sobretudo os consumidores de carne. Em contrapartida, há uma lacuna no entendimento do valor percebido pelo consumidor. Em razão disso, este estudo tem como objetivo analisar o impacto do valor percebido na intenção de compra de carne bovina com selo Carne Carbono Neutro (CCN) e como a consciência ambiental influencia nessa relação. Para tanto, foi conduzida uma survey com consumidores de carne bovina responsáveis pela compra em seus lares. Uma amostra de 256 consumidores respondeu ao questionário, tendo como base escala Perval. Para a análise de dados, foram utilizadas as técnicas de Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Modelagem de equações estruturais (SEM). Foram estimados quatro modelos de AFC. O modelo SEM relacionou os construtos. Os resultados demonstraram que o valor percebido impacta positiva e significativamente na intenção de compra da carne com selo CCN e que a consciência ambiental influencia de forma positiva nessa relação, porém a relação é baixa.
Abstract: Gradually, consumers have shown interest in sustainable products, especially meat consumers. However, there is a gap in the understanding of the perceived value by the customer. For this reason, this study aims to analyze the impact of perceived value on the purchase intention of Carbon Neutral Beef (CCN), and how environmental awareness influences this relationship. For this purpose, an empirical research of quantitative process, based on a survey with beef consumers responsible for the purchase in their homes, was carried out. A sample of 256 consumers answered the questionnaire based on the Perval scale. For data analysis, Confirmatory Factor Analysis (CFA) and Structural Equation Modeling (SEM) techniques were used. Four AFC models were estimated. The SEM model related the constructs. The results showed that the perceived value positively and significantly impacts the purchase intention of meat with the CCN seal and that environmental awareness positively influences this relationship, but the relationship is low.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6407
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

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