Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/635
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica |
Título(s) alternativo(s): | Astronomy education in Brazil: formal, informal, non-formal education, and scientific popularization |
Autor(es): | Langhi, Rodolfo Nardi, Roberto |
Abstract: | Este artigo deriva de uma pesquisa mais ampla sobre a educação em astronomia e a formação de professores, e apresenta um panorama geral sobre o tema em âmbito nacional. Procuramos gerar uma classificação das instituições e outras iniciativas brasileiras dedicadas à astronomia, levando em conta os seus objetivos, tais como o ensino formal, informal, não-formal, bem como aqueles destinados à popularização dessa ciência. Comenta-se, em forma de um breve ensaio, a importância da atuação contextualizada destas instâncias no ensino da astronomia, levantando um desafio ainda a ser considerado, referente ao estudo das possíveis relações entre estes estabelecimentos e iniciativas, visando o avanço da educação em astronomia, em um movimento contrário à dispersão e pulverização de atividades locais e pontuais dos mesmos. Argumentamos que a pesquisa em ensino de astronomia tem potencial para exercer este papel integrador. ABSTRACT - This paper is part of a broader research on astronomy education and teachers' education, presenting a national overview about this subject. It tries to set up a classification system for Brazilian astronomy institutions and other enterprises, taking into consideration their aims, such as formal, informal, non-formal education, as well those addressed to the popularization of this science. We comment, in a brief essay, the importance of the contextual performance of these instances for the astronomy education, raising a challenge to be considered, related to the study of possible relations among these institutions and enterprises, aiming the advancement of the astronomy education, in a motion against the local and punctual activities dispersion and pulverization. We argue that the research in astronomy education has potential to exert this joint role. |
Palavras-chave: | Astronomia - educação Planetários Observatórios Popularização da Ciência Astronomy - education |
Editor: | Revista Brasileira de Ensino de Física |
Citação: | LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 31, n. 4, dez. 2009 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000400014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 24 out. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172009000400014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172009000400014 |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/635 |
Data do documento: | 2009 |
Aparece nas coleções: | FAENG - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino de astronomia.pdf | 212,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.