Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/635
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Langhi, Rodolfo | - |
dc.creator | Nardi, Roberto | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-24T18:31:00Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:55:25Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 31, n. 4, dez. 2009 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000400014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 24 out. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172009000400014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/635 | - |
dc.description.abstract | Este artigo deriva de uma pesquisa mais ampla sobre a educação em astronomia e a formação de professores, e apresenta um panorama geral sobre o tema em âmbito nacional. Procuramos gerar uma classificação das instituições e outras iniciativas brasileiras dedicadas à astronomia, levando em conta os seus objetivos, tais como o ensino formal, informal, não-formal, bem como aqueles destinados à popularização dessa ciência. Comenta-se, em forma de um breve ensaio, a importância da atuação contextualizada destas instâncias no ensino da astronomia, levantando um desafio ainda a ser considerado, referente ao estudo das possíveis relações entre estes estabelecimentos e iniciativas, visando o avanço da educação em astronomia, em um movimento contrário à dispersão e pulverização de atividades locais e pontuais dos mesmos. Argumentamos que a pesquisa em ensino de astronomia tem potencial para exercer este papel integrador. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This paper is part of a broader research on astronomy education and teachers' education, presenting a national overview about this subject. It tries to set up a classification system for Brazilian astronomy institutions and other enterprises, taking into consideration their aims, such as formal, informal, non-formal education, as well those addressed to the popularization of this science. We comment, in a brief essay, the importance of the contextual performance of these instances for the astronomy education, raising a challenge to be considered, related to the study of possible relations among these institutions and enterprises, aiming the advancement of the astronomy education, in a motion against the local and punctual activities dispersion and pulverization. We argue that the research in astronomy education has potential to exert this joint role. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Ensino de Física | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Astronomia - educação | pt_BR |
dc.subject | Planetários | pt_BR |
dc.subject | Observatórios | pt_BR |
dc.subject | Popularização da Ciência | pt_BR |
dc.subject | Astronomy - education | pt_BR |
dc.title | Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica | pt_BR |
dc.title.alternative | Astronomy education in Brazil: formal, informal, non-formal education, and scientific popularization | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172009000400014 | - |
Aparece nas coleções: | FAENG - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino de astronomia.pdf | 212,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.