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dc.contributor.authorLanghi, Rodolfo-
dc.contributor.authorNardi, Roberto-
dc.date.accessioned2011-10-24T18:31:00Z-
dc.date.available2011-10-24T18:31:00Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationLANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 31, n. 4, dez. 2009 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000400014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 24 out. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172009000400014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/635-
dc.description.abstractEste artigo deriva de uma pesquisa mais ampla sobre a educação em astronomia e a formação de professores, e apresenta um panorama geral sobre o tema em âmbito nacional. Procuramos gerar uma classificação das instituições e outras iniciativas brasileiras dedicadas à astronomia, levando em conta os seus objetivos, tais como o ensino formal, informal, não-formal, bem como aqueles destinados à popularização dessa ciência. Comenta-se, em forma de um breve ensaio, a importância da atuação contextualizada destas instâncias no ensino da astronomia, levantando um desafio ainda a ser considerado, referente ao estudo das possíveis relações entre estes estabelecimentos e iniciativas, visando o avanço da educação em astronomia, em um movimento contrário à dispersão e pulverização de atividades locais e pontuais dos mesmos. Argumentamos que a pesquisa em ensino de astronomia tem potencial para exercer este papel integrador.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This paper is part of a broader research on astronomy education and teachers' education, presenting a national overview about this subject. It tries to set up a classification system for Brazilian astronomy institutions and other enterprises, taking into consideration their aims, such as formal, informal, non-formal education, as well those addressed to the popularization of this science. We comment, in a brief essay, the importance of the contextual performance of these instances for the astronomy education, raising a challenge to be considered, related to the study of possible relations among these institutions and enterprises, aiming the advancement of the astronomy education, in a motion against the local and punctual activities dispersion and pulverization. We argue that the research in astronomy education has potential to exert this joint role.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Ensino de Físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAstronomia - educaçãopt_BR
dc.subjectPlanetáriospt_BR
dc.subjectObservatóriospt_BR
dc.subjectPopularização da Ciênciapt_BR
dc.subjectAstronomy - educationpt_BR
dc.titleEnsino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científicapt_BR
dc.title.alternativeAstronomy education in Brazil: formal, informal, non-formal education, and scientific popularizationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172009000400014-
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