Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6299
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Terminalidade, ensino médico e cuidados paliativos: um estudo reflexivo
Autor(es): Kato, Karla
Rigo, Rosângela Silva
Resumo: Trata-se de um artigo reflexivo sobre a necessidade de introduzir nos cursos de graduação em medicina a temática cuidados paliativos e estratégias a serem implantadas enquanto disciplina. Métodos: Estudo descritivo, tipo reflexivo, elaborado por meio de pesquisas da produção científica, através dos descritores “Cuidados paliativos”, “terminalidade”, “ensino” e “médico”. Resultados: Os achados permitem a reflexão sobre a necessidade de discutir e implantar na grade curricular a disciplina cuidados paliativos, com ensino teórico e campos de estágio práticos, a fim de preparar os futuros profissionais para o cuidar neste contexto. CONCLUSÃO: É imprescindível a adoção de estratégias para envolvimento da sociedade quanto ao tema ainda desconhecido, além da implementação do ensino longitudinal obrigatório de cuidados paliativos na grade curricular.
Abstract: This is a reflective article about the need to introduce palliative care and strategies to be implemented as a discipline in undergraduate medical courses. Methods: Descriptive study, reflective type, elaborated through research of scientific production, using the descriptors “Palliative care”, “terminality”, “teaching” and “medical”. Results: The findings allow reflection on the need to discuss and implement the discipline palliative care in the curriculum, with theoretical teaching and practical internship fields, in order to prepare future professionals to care in this context. CONCLUSION: It is essential to adopt strategies for the involvement of society regarding the still unknown topic, in addition to the implementation of mandatory longitudinal teaching of palliative care in the curriculum. DESCRIPTORS: Palliative care, terminality, medical education.
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Terminalidade
Ensino Médico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6299
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:HUMAP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
16788-Texto do artigo-67894-1-10-20221213-2.pdfTerminalidade, ensino médico e cuidados paliativos: um estudo reflexivo169,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons