Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Kato, Karla | - |
dc.creator | Rigo, Rosângela Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T13:41:21Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T13:41:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6299 | - |
dc.description.abstract | This is a reflective article about the need to introduce palliative care and strategies to be implemented as a discipline in undergraduate medical courses. Methods: Descriptive study, reflective type, elaborated through research of scientific production, using the descriptors “Palliative care”, “terminality”, “teaching” and “medical”. Results: The findings allow reflection on the need to discuss and implement the discipline palliative care in the curriculum, with theoretical teaching and practical internship fields, in order to prepare future professionals to care in this context. CONCLUSION: It is essential to adopt strategies for the involvement of society regarding the still unknown topic, in addition to the implementation of mandatory longitudinal teaching of palliative care in the curriculum. DESCRIPTORS: Palliative care, terminality, medical education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Perspectivas Experimentaise Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cuidados paliativos | pt_BR |
dc.subject | Terminalidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médico | pt_BR |
dc.title | Terminalidade, ensino médico e cuidados paliativos: um estudo reflexivo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Trata-se de um artigo reflexivo sobre a necessidade de introduzir nos cursos de graduação em medicina a temática cuidados paliativos e estratégias a serem implantadas enquanto disciplina. Métodos: Estudo descritivo, tipo reflexivo, elaborado por meio de pesquisas da produção científica, através dos descritores “Cuidados paliativos”, “terminalidade”, “ensino” e “médico”. Resultados: Os achados permitem a reflexão sobre a necessidade de discutir e implantar na grade curricular a disciplina cuidados paliativos, com ensino teórico e campos de estágio práticos, a fim de preparar os futuros profissionais para o cuidar neste contexto. CONCLUSÃO: É imprescindível a adoção de estratégias para envolvimento da sociedade quanto ao tema ainda desconhecido, além da implementação do ensino longitudinal obrigatório de cuidados paliativos na grade curricular. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | HUMAP - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
16788-Texto do artigo-67894-1-10-20221213-2.pdf | Terminalidade, ensino médico e cuidados paliativos: um estudo reflexivo | 169,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons