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Campo DCValorIdioma
dc.creatorKato, Karla-
dc.creatorRigo, Rosângela Silva-
dc.date.accessioned2023-07-10T13:41:21Z-
dc.date.available2023-07-10T13:41:21Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6299-
dc.description.abstractThis is a reflective article about the need to introduce palliative care and strategies to be implemented as a discipline in undergraduate medical courses. Methods: Descriptive study, reflective type, elaborated through research of scientific production, using the descriptors “Palliative care”, “terminality”, “teaching” and “medical”. Results: The findings allow reflection on the need to discuss and implement the discipline palliative care in the curriculum, with theoretical teaching and practical internship fields, in order to prepare future professionals to care in this context. CONCLUSION: It is essential to adopt strategies for the involvement of society regarding the still unknown topic, in addition to the implementation of mandatory longitudinal teaching of palliative care in the curriculum. DESCRIPTORS: Palliative care, terminality, medical education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas Experimentaise Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectCuidados paliativospt_BR
dc.subjectTerminalidadept_BR
dc.subjectEnsino Médicopt_BR
dc.titleTerminalidade, ensino médico e cuidados paliativos: um estudo reflexivopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um artigo reflexivo sobre a necessidade de introduzir nos cursos de graduação em medicina a temática cuidados paliativos e estratégias a serem implantadas enquanto disciplina. Métodos: Estudo descritivo, tipo reflexivo, elaborado por meio de pesquisas da produção científica, através dos descritores “Cuidados paliativos”, “terminalidade”, “ensino” e “médico”. Resultados: Os achados permitem a reflexão sobre a necessidade de discutir e implantar na grade curricular a disciplina cuidados paliativos, com ensino teórico e campos de estágio práticos, a fim de preparar os futuros profissionais para o cuidar neste contexto. CONCLUSÃO: É imprescindível a adoção de estratégias para envolvimento da sociedade quanto ao tema ainda desconhecido, além da implementação do ensino longitudinal obrigatório de cuidados paliativos na grade curricular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
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16788-Texto do artigo-67894-1-10-20221213-2.pdfTerminalidade, ensino médico e cuidados paliativos: um estudo reflexivo169,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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