Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAline Regina de Souza Barros-
dc.date.accessioned2023-07-07T22:28:30Z-
dc.date.available2023-07-07T22:28:30Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6278-
dc.description.abstractThe present research had as general objective to understand how the internal documents - Pedagogical Political Project (PPP) of EMEF Profa. Júlia Roseira Jerônimo, in Ouro Verde, state of São Paulo, and in the Annual Plans of teachers who taught in the third year of this same school, in 2019 - consider the use of TDIC, for an inclusive education that considers diversities in the training context of the classroom. The theoretical references are in the fields of Inclusive Education and discussions about how they approach the issues of diversities in a broader way, in particular: “Race”, Ethnicity, Gender, Childhoods and Disabilities, in addition to those that contemplate DICT. The research was baesd on documental analysis. Motivated by contemporary changes in face of technological innovations and inclusive education, it is important that new ways of teaching and learning are present in the schools, exploring resources that can contribute to advances in education and to the formation of a society that seeks equity in treatment with people and that enable equal opportunities. From the analysis of the documents, we registered the absence of the dimensions of those diversities considered as categories in this study. They do not appear in a specific way. Categories of people with disabilities, black people and women are not present in the PPP nor in the Planning. There is a concern with the insertion of students in a digital culture, through a specific project of the Computer Room, where the insertion of the student in the world of technologies is a goal, but without a concern for this as a propeller of an Inclusive Education, considering the diversities in the classroom. Therefore, the research identified the need for further research to generate analyses of the use of TDIC for an inclusive education with other perpectives, so that knowledge increasingly approaches all people involved in the teaching and learning processes.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDIC. Educação Inclusiva. Diversidades. Projeto Político Pedagógico (PPP). Planejamento Anual para o Terceiro Ano do Ensino Fundamental.-
dc.titlePARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Christian Muleka Mwewa-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como é proposto nos documentos internos- Projeto Político Pedagógico (PPP) da EMEF Profa. Júlia Roseira Jerônimo, em Ouro Verde, estado de São Paulo, e Planejamentos anuais dos professores que lecionavam no terceiro ano desta mesma escola no ano de 2019 - o uso das TDIC, para uma educação inclusiva, que considera as diversidades no contexto formativo de sala de aula. As referências teóricas utilizadas neste estudo transitam no entrelaçamento entre o campo da Educação Inclusiva e as que abordam as questões das diversisdades de forma ampliada, em especial: “Raça”, Etnia, Gênero, Infâncias e Deficiências, além das que comtemplam as TDIC. A pesquisa teve caráter de análise documental. Motivados pelas mudanças da contemporâneidade frente às inovações tecnológicas e da educação inclusiva, é importante que novos modos de ensinar e aprender estejam presentes na escola, explorando recursos que podem contribuir para avanços na educação e para a formação de uma sociedade que busque a equidade no tratamento com as pessoas, possibilitando equidade de oportunidades. A partir da análise dos documentos, pode-se perceber a ausência das dimensões das diversidades tidas como categogias neste estudo. Não aparecem de forma específica. As pessoas com deficiência, os negros e as mulheres não são citados nem no PPP nem dos Planejamentos. Existe uma preocupação com a inserção dos estudantes numa cultura digital, com um projeto específico da Sala de Informática, perspectivando a inserção do educando no mundo das tecnologias, porém sem uma preocupação desta como propulsora de uma Educação Inclusiva, que considere as diversidades em sala de aula. Dessa forma, a pesquisa apontou para a necessidade de outras pesquisas que permitam discussões sobre o uso das TDIC para uma educação inclusiva com outros recortes, para que cada vez mais o conhecimento se aproxime de todas as pessoas envolvidas nos processos de ensinar e aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertaçao Aline versao final 07072023.pdf836,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.