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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6249
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relações Interpessoais Entre Professores Regentes e Professores de Apoio e Suas Influências na Aprendizagem dos Estudantes público - alvo da Educação Especial |
Autor(es): | LINDINALVA EVARISTO |
Primeiro orientador: | RAQUEL ELIZABETH SAES QUILES BENINI |
Resumo: | Este artigo aborda as relações interpessoais entre os professores regentes que atuam em sala de aula comum e os professores de apoio (assistentes educacionais inclusivos), na perspectiva da inclusão escolar, enfocando os impactos na aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa foi bibliográfica e de campo. O campo de pesquisa foi uma escola da rede municipal de Campo Grande, MS, envolvendo cinco professores regentes e cinco assistentes educacionais inclusivos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semi-estruturado. Os resultados apontam que embora todos reconheçam a importância do assistente educacional inclusivo, nem sempre as relações interpessoais são harmoniosas. Não há um trabalho colaborativo entre os profissionais, pois ambas as partes não possuem tempo para dialogar e discutir os desafios educacionais relacionados aos estudantes, o que gera discordâncias entre eles. Conclui-se que uma possível solução seria a organização do planejamento em conjunto, bem como cursos de formação inicial e continuada voltados para o campo da Educação Especial. Em suma, observa-se que se faz necessária a construção de uma consciência colaborativa, de modo a favorecer as relações interpessoais e potencializar o aprendizado dos estudantes. |
Abstract: | Este artigo aborda as relações interpessoais entre os professores regentes que atuam em sala de aula comum e os professores de apoio (assistentes educacionais inclusivos), na perspectiva da inclusão escolar, enfocando os impactos na aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa foi bibliográfica e de campo. O campo de pesquisa foi uma escola da rede municipal de Campo Grande, MS, envolvendo cinco professores regentes e cinco assistentes educacionais inclusivos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semi-estruturado. Os resultados apontam que embora todos reconheçam a importância do assistente educacional inclusivo, nem sempre as relações interpessoais são harmoniosas. Não há um trabalho colaborativo entre os profissionais, pois ambas as partes não possuem tempo para dialogar e discutir os desafios educacionais relacionados aos estudantes, o que gera discordâncias entre eles. Conclui-se que uma possível solução seria a organização do planejamento em conjunto, bem como cursos de formação inicial e continuada voltados para o campo da Educação Especial. Em suma, observa-se que se faz necessária a construção de uma consciência colaborativa, de modo a favorecer as relações interpessoais e potencializar o aprendizado dos estudantes. |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Relações interpessoais Trabalho docente Professor de apoio Educação Especial. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6249 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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