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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relações Interpessoais Entre Professores Regentes e Professores de Apoio e Suas Influências na Aprendizagem dos Estudantes público - alvo da Educação Especial
Autor(es): LINDINALVA EVARISTO
Primeiro orientador: RAQUEL ELIZABETH SAES QUILES BENINI
Resumo: Este artigo aborda as relações interpessoais entre os professores regentes que atuam em sala de aula comum e os professores de apoio (assistentes educacionais inclusivos), na perspectiva da inclusão escolar, enfocando os impactos na aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa foi bibliográfica e de campo. O campo de pesquisa foi uma escola da rede municipal de Campo Grande, MS, envolvendo cinco professores regentes e cinco assistentes educacionais inclusivos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semi-estruturado. Os resultados apontam que embora todos reconheçam a importância do assistente educacional inclusivo, nem sempre as relações interpessoais são harmoniosas. Não há um trabalho colaborativo entre os profissionais, pois ambas as partes não possuem tempo para dialogar e discutir os desafios educacionais relacionados aos estudantes, o que gera discordâncias entre eles. Conclui-se que uma possível solução seria a organização do planejamento em conjunto, bem como cursos de formação inicial e continuada voltados para o campo da Educação Especial. Em suma, observa-se que se faz necessária a construção de uma consciência colaborativa, de modo a favorecer as relações interpessoais e potencializar o aprendizado dos estudantes.
Abstract: Este artigo aborda as relações interpessoais entre os professores regentes que atuam em sala de aula comum e os professores de apoio (assistentes educacionais inclusivos), na perspectiva da inclusão escolar, enfocando os impactos na aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa foi bibliográfica e de campo. O campo de pesquisa foi uma escola da rede municipal de Campo Grande, MS, envolvendo cinco professores regentes e cinco assistentes educacionais inclusivos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semi-estruturado. Os resultados apontam que embora todos reconheçam a importância do assistente educacional inclusivo, nem sempre as relações interpessoais são harmoniosas. Não há um trabalho colaborativo entre os profissionais, pois ambas as partes não possuem tempo para dialogar e discutir os desafios educacionais relacionados aos estudantes, o que gera discordâncias entre eles. Conclui-se que uma possível solução seria a organização do planejamento em conjunto, bem como cursos de formação inicial e continuada voltados para o campo da Educação Especial. Em suma, observa-se que se faz necessária a construção de uma consciência colaborativa, de modo a favorecer as relações interpessoais e potencializar o aprendizado dos estudantes.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Relações interpessoais
Trabalho docente
Professor de apoio
Educação Especial.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6249
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

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