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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLINDINALVA EVARISTO-
dc.date.accessioned2023-07-06T19:03:43Z-
dc.date.available2023-07-06T19:03:43Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6249-
dc.description.abstractEste artigo aborda as relações interpessoais entre os professores regentes que atuam em sala de aula comum e os professores de apoio (assistentes educacionais inclusivos), na perspectiva da inclusão escolar, enfocando os impactos na aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa foi bibliográfica e de campo. O campo de pesquisa foi uma escola da rede municipal de Campo Grande, MS, envolvendo cinco professores regentes e cinco assistentes educacionais inclusivos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semi-estruturado. Os resultados apontam que embora todos reconheçam a importância do assistente educacional inclusivo, nem sempre as relações interpessoais são harmoniosas. Não há um trabalho colaborativo entre os profissionais, pois ambas as partes não possuem tempo para dialogar e discutir os desafios educacionais relacionados aos estudantes, o que gera discordâncias entre eles. Conclui-se que uma possível solução seria a organização do planejamento em conjunto, bem como cursos de formação inicial e continuada voltados para o campo da Educação Especial. Em suma, observa-se que se faz necessária a construção de uma consciência colaborativa, de modo a favorecer as relações interpessoais e potencializar o aprendizado dos estudantes.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolar-
dc.subjectRelações interpessoais-
dc.subjectTrabalho docente-
dc.subjectProfessor de apoio-
dc.subjectEducação Especial.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleRelações Interpessoais Entre Professores Regentes e Professores de Apoio e Suas Influências na Aprendizagem dos Estudantes público - alvo da Educação Especialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RAQUEL ELIZABETH SAES QUILES BENINI-
dc.description.resumoEste artigo aborda as relações interpessoais entre os professores regentes que atuam em sala de aula comum e os professores de apoio (assistentes educacionais inclusivos), na perspectiva da inclusão escolar, enfocando os impactos na aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa foi bibliográfica e de campo. O campo de pesquisa foi uma escola da rede municipal de Campo Grande, MS, envolvendo cinco professores regentes e cinco assistentes educacionais inclusivos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semi-estruturado. Os resultados apontam que embora todos reconheçam a importância do assistente educacional inclusivo, nem sempre as relações interpessoais são harmoniosas. Não há um trabalho colaborativo entre os profissionais, pois ambas as partes não possuem tempo para dialogar e discutir os desafios educacionais relacionados aos estudantes, o que gera discordâncias entre eles. Conclui-se que uma possível solução seria a organização do planejamento em conjunto, bem como cursos de formação inicial e continuada voltados para o campo da Educação Especial. Em suma, observa-se que se faz necessária a construção de uma consciência colaborativa, de modo a favorecer as relações interpessoais e potencializar o aprendizado dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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