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    https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6249Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.creator | LINDINALVA EVARISTO | - | 
| dc.date.accessioned | 2023-07-06T19:03:43Z | - | 
| dc.date.available | 2023-07-06T19:03:43Z | - | 
| dc.date.issued | 2023 | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6249 | - | 
| dc.description.abstract | Este artigo aborda as relações interpessoais entre os professores regentes que atuam em sala de aula comum e os professores de apoio (assistentes educacionais inclusivos), na perspectiva da inclusão escolar, enfocando os impactos na aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa foi bibliográfica e de campo. O campo de pesquisa foi uma escola da rede municipal de Campo Grande, MS, envolvendo cinco professores regentes e cinco assistentes educacionais inclusivos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semi-estruturado. Os resultados apontam que embora todos reconheçam a importância do assistente educacional inclusivo, nem sempre as relações interpessoais são harmoniosas. Não há um trabalho colaborativo entre os profissionais, pois ambas as partes não possuem tempo para dialogar e discutir os desafios educacionais relacionados aos estudantes, o que gera discordâncias entre eles. Conclui-se que uma possível solução seria a organização do planejamento em conjunto, bem como cursos de formação inicial e continuada voltados para o campo da Educação Especial. Em suma, observa-se que se faz necessária a construção de uma consciência colaborativa, de modo a favorecer as relações interpessoais e potencializar o aprendizado dos estudantes. | - | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject | Inclusão escolar | - | 
| dc.subject | Relações interpessoais | - | 
| dc.subject | Trabalho docente | - | 
| dc.subject | Professor de apoio | - | 
| dc.subject | Educação Especial. | - | 
| dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR | 
| dc.title | Relações Interpessoais Entre Professores Regentes e Professores de Apoio e Suas Influências na Aprendizagem dos Estudantes público - alvo da Educação Especial | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor1 | RAQUEL ELIZABETH SAES QUILES BENINI | - | 
| dc.description.resumo | Este artigo aborda as relações interpessoais entre os professores regentes que atuam em sala de aula comum e os professores de apoio (assistentes educacionais inclusivos), na perspectiva da inclusão escolar, enfocando os impactos na aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa foi bibliográfica e de campo. O campo de pesquisa foi uma escola da rede municipal de Campo Grande, MS, envolvendo cinco professores regentes e cinco assistentes educacionais inclusivos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semi-estruturado. Os resultados apontam que embora todos reconheçam a importância do assistente educacional inclusivo, nem sempre as relações interpessoais são harmoniosas. Não há um trabalho colaborativo entre os profissionais, pois ambas as partes não possuem tempo para dialogar e discutir os desafios educacionais relacionados aos estudantes, o que gera discordâncias entre eles. Conclui-se que uma possível solução seria a organização do planejamento em conjunto, bem como cursos de formação inicial e continuada voltados para o campo da Educação Especial. Em suma, observa-se que se faz necessária a construção de uma consciência colaborativa, de modo a favorecer as relações interpessoais e potencializar o aprendizado dos estudantes. | pt_BR | 
| dc.publisher.country | null | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) | |
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| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 926.pdf | 528,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
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