Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6233
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TRAJETÓRIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UM PROFESSOR HOMEM NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MS
Autor(es): LUCAS DE OLIVEIRA SOUZA MENDES
Primeiro orientador: LUCIENE CLEA DA SILVA
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a trajetória docente de um professor homem que lecionou no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Campo Grande, MS, e analisar como a produção científica dos últimos dez anos aborda essa temática. A pesquisa se justifica devido à baixa presença de professores homens na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, além da percepção conservadora na sociedade brasileira que enaltece a masculinidade e a feminilidade como dicotômicas. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando revisão de literatura e entrevista semiestruturada como metodologias. A revisão de literatura foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, buscando identificar trabalhos correlatos no período de 2012 a 2022. A entrevista foi conduzida com um professor que atuou nos anos iniciais, e os dados obtidos foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa contribui para compreender a trajetória dos professores homens nessa etapa de ensino e identificar lacunas na produção científica sobre o tema.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo investigar a trajetória docente de um professor homem que lecionou no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Campo Grande, MS, e analisar como a produção científica dos últimos dez anos aborda essa temática. A pesquisa se justifica devido à baixa presença de professores homens na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, além da percepção conservadora na sociedade brasileira que enaltece a masculinidade e a feminilidade como dicotômicas. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando revisão de literatura e entrevista semiestruturada como metodologias. A revisão de literatura foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, buscando identificar trabalhos correlatos no período de 2012 a 2022. A entrevista foi conduzida com um professor que atuou nos anos iniciais, e os dados obtidos foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa contribui para compreender a trajetória dos professores homens nessa etapa de ensino e identificar lacunas na produção científica sobre o tema.
Palavras-chave: Trajetória docente. Professor homem. Séries iniciais. Educação. Esteriótipos de gênero.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6233
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2283.pdf243,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.