Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6233Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | LUCAS DE OLIVEIRA SOUZA MENDES | - |
| dc.date.accessioned | 2023-07-05T22:42:18Z | - |
| dc.date.available | 2023-07-05T22:42:18Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6233 | - |
| dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar a trajetória docente de um professor homem que lecionou no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Campo Grande, MS, e analisar como a produção científica dos últimos dez anos aborda essa temática. A pesquisa se justifica devido à baixa presença de professores homens na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, além da percepção conservadora na sociedade brasileira que enaltece a masculinidade e a feminilidade como dicotômicas. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando revisão de literatura e entrevista semiestruturada como metodologias. A revisão de literatura foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, buscando identificar trabalhos correlatos no período de 2012 a 2022. A entrevista foi conduzida com um professor que atuou nos anos iniciais, e os dados obtidos foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa contribui para compreender a trajetória dos professores homens nessa etapa de ensino e identificar lacunas na produção científica sobre o tema. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Trajetória docente. Professor homem. Séries iniciais. Educação. Esteriótipos de gênero. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.title | TRAJETÓRIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UM PROFESSOR HOMEM NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MS | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | LUCIENE CLEA DA SILVA | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar a trajetória docente de um professor homem que lecionou no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Campo Grande, MS, e analisar como a produção científica dos últimos dez anos aborda essa temática. A pesquisa se justifica devido à baixa presença de professores homens na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, além da percepção conservadora na sociedade brasileira que enaltece a masculinidade e a feminilidade como dicotômicas. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando revisão de literatura e entrevista semiestruturada como metodologias. A revisão de literatura foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, buscando identificar trabalhos correlatos no período de 2012 a 2022. A entrevista foi conduzida com um professor que atuou nos anos iniciais, e os dados obtidos foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa contribui para compreender a trajetória dos professores homens nessa etapa de ensino e identificar lacunas na produção científica sobre o tema. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 2283.pdf | 243,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

