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    https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6231| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul | 
| Autor(es): | HELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOS | 
| Primeiro orientador: | LUCIENE CLEA DA SILVA | 
| Resumo: | Após o período de ensino remoto ocorrido nas escolas em função do isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais retornaram às instituições municipais de Ensino Fundamental de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, deparando-se com diversos desafios. Os docentes passaram a notar novas dificuldades de aprendizagem em grande parte dos alunos frente às dinâmicas das aulas presenciais, gerando desafios e inquietações. O objetivo deste trabalho foi conhecer as ações pedagógicas organizadas por uma instituição pública de ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de verificar o processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Para tanto, buscou conhecer e analisar as estratégias propostas ao longo do ano de 2022 e no início do ano letivo de 2023, nas turmas de 4° e 5° ano. Assim, realizou-se abordagem qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica e em entrevista semiestruturada, a qual foi destinada a uma docente da instituição, com o objetivo de levantar dados sobre a recomposição da aprendizagem na turma em que leciona. Os resultados obtidos revelam as ações desenvolvidas no Projeto “Aprender mais na REME”, o qual almeja a recomposição da aprendizagem. É possível ressaltar ainda a importância da continuidade do Projeto nas escolas municipais de Campo Grande/MS, visto que os alunos necessitam de tempo para recompor todo o ensino prejudicado durante a pandemia, juntamente com a ampliação de vagas para atender toda a demanda educacional. | 
| Abstract: | Após o período de ensino remoto ocorrido nas escolas em função do isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais retornaram às instituições municipais de Ensino Fundamental de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, deparando-se com diversos desafios. Os docentes passaram a notar novas dificuldades de aprendizagem em grande parte dos alunos frente às dinâmicas das aulas presenciais, gerando desafios e inquietações. O objetivo deste trabalho foi conhecer as ações pedagógicas organizadas por uma instituição pública de ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de verificar o processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Para tanto, buscou conhecer e analisar as estratégias propostas ao longo do ano de 2022 e no início do ano letivo de 2023, nas turmas de 4° e 5° ano. Assim, realizou-se abordagem qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica e em entrevista semiestruturada, a qual foi destinada a uma docente da instituição, com o objetivo de levantar dados sobre a recomposição da aprendizagem na turma em que leciona. Os resultados obtidos revelam as ações desenvolvidas no Projeto “Aprender mais na REME”, o qual almeja a recomposição da aprendizagem. É possível ressaltar ainda a importância da continuidade do Projeto nas escolas municipais de Campo Grande/MS, visto que os alunos necessitam de tempo para recompor todo o ensino prejudicado durante a pandemia, juntamente com a ampliação de vagas para atender toda a demanda educacional. | 
| Palavras-chave: | Recomposição da Aprendizagem. Ensino Fundamental Pós Pandemia | 
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | 
| Sigla da Instituição: | UFMS | 
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6231 | 
| Data do documento: | 2023 | 
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) | 
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|---|---|---|---|
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