Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6231
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | HELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOS | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T22:27:21Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T22:27:21Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6231 | - |
dc.description.abstract | Após o período de ensino remoto ocorrido nas escolas em função do isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais retornaram às instituições municipais de Ensino Fundamental de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, deparando-se com diversos desafios. Os docentes passaram a notar novas dificuldades de aprendizagem em grande parte dos alunos frente às dinâmicas das aulas presenciais, gerando desafios e inquietações. O objetivo deste trabalho foi conhecer as ações pedagógicas organizadas por uma instituição pública de ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de verificar o processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Para tanto, buscou conhecer e analisar as estratégias propostas ao longo do ano de 2022 e no início do ano letivo de 2023, nas turmas de 4° e 5° ano. Assim, realizou-se abordagem qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica e em entrevista semiestruturada, a qual foi destinada a uma docente da instituição, com o objetivo de levantar dados sobre a recomposição da aprendizagem na turma em que leciona. Os resultados obtidos revelam as ações desenvolvidas no Projeto “Aprender mais na REME”, o qual almeja a recomposição da aprendizagem. É possível ressaltar ainda a importância da continuidade do Projeto nas escolas municipais de Campo Grande/MS, visto que os alunos necessitam de tempo para recompor todo o ensino prejudicado durante a pandemia, juntamente com a ampliação de vagas para atender toda a demanda educacional. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Recomposição da Aprendizagem. Ensino Fundamental | - |
dc.subject | Pós Pandemia | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LUCIENE CLEA DA SILVA | - |
dc.description.resumo | Após o período de ensino remoto ocorrido nas escolas em função do isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais retornaram às instituições municipais de Ensino Fundamental de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, deparando-se com diversos desafios. Os docentes passaram a notar novas dificuldades de aprendizagem em grande parte dos alunos frente às dinâmicas das aulas presenciais, gerando desafios e inquietações. O objetivo deste trabalho foi conhecer as ações pedagógicas organizadas por uma instituição pública de ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de verificar o processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Para tanto, buscou conhecer e analisar as estratégias propostas ao longo do ano de 2022 e no início do ano letivo de 2023, nas turmas de 4° e 5° ano. Assim, realizou-se abordagem qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica e em entrevista semiestruturada, a qual foi destinada a uma docente da instituição, com o objetivo de levantar dados sobre a recomposição da aprendizagem na turma em que leciona. Os resultados obtidos revelam as ações desenvolvidas no Projeto “Aprender mais na REME”, o qual almeja a recomposição da aprendizagem. É possível ressaltar ainda a importância da continuidade do Projeto nas escolas municipais de Campo Grande/MS, visto que os alunos necessitam de tempo para recompor todo o ensino prejudicado durante a pandemia, juntamente com a ampliação de vagas para atender toda a demanda educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
1753.pdf | 352,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.