Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6215
Tipo: | Dissertação |
Título: | DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA |
Autor(es): | Vanessa Lopes Ribeiro |
Primeiro orientador: | Ariane Guerra Barros |
Resumo: | A presente dissertação é um relato poético de um processo que aborda a práxis de um drama com enfoque pedagógico na utilização da estratégia da ambientação cênica para a efetividade no processo de ensino-aprendizagem no ensino do teatro. O drama em questão foi aplicado no quinto ano do ensino fundamental I, da Escola Municipal Arthur Campos Mello, localizada na cidade de Dourados/MS, durante o segundo semestre de 2022 e partiu do pré-texto A Vendedora de Fósforos (1848), de Hans Cristian Andersen. Em todos os episódios, a ambientação cênica é verticalizada durante o processo de drama e encontra correlações com a teatralidade, proporcionando a ocorrência da imersão e a experiência no processo. Os conceitos de ação, espaço e lugar, e seus entrecruzamentos com a ambientação cênica e a teatralidade são concepções explorados nesta pesquisa. Para dar suporte a discussão e análise apresentadas faz-se o uso de autores como Biange Cabral, Wellington Paula, Ariane Barros, Tharyn Freitas, Jorge Bondía e Josette Féral. |
Abstract: | This dissertation is a poetic account of a process that addresses the praxis of a drama with a pedagogical focus on the use of the scenic setting strategy for effectiveness in the teaching-learning process in theater teaching. The drama in question was applied in the fifth year of elementary school I, at Escola Municipal Arthur Campos Mello, located in the city of Dourados/MS, during the second half of 2022 and started from the pre-text “The little match-seller” (1848), by Hans Christian Andersen. In all episodes, the scenic setting is verticalized during the drama process and finds correlations with theatricality, providing the occurrence of immersion and experience in the process. The concepts of action, space and place, and their intersections with scenic setting and theatricality are concepts explored in this research. To support the discussion and analysis presented, authors such as Biange Cabral, Wellington Paula, Ariane Barros, Tharyn Freitas, Jorge Bondía and Josette Féral are used. Keyword: Scenic Environment; Theatricality; Process Drama; Theater-education. |
Palavras-chave: | Ambientação Cênica Teatralidade Process Drama Teatro-educação |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6215 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dramaleão- afetos de um camaleão perante o drama através da ambientação cênica_Vanessa Lopes Ribeiro.pdf | 10,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.