Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVanessa Lopes Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-07-04T22:21:49Z-
dc.date.available2023-07-04T22:21:49Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6215-
dc.description.abstractThis dissertation is a poetic account of a process that addresses the praxis of a drama with a pedagogical focus on the use of the scenic setting strategy for effectiveness in the teaching-learning process in theater teaching. The drama in question was applied in the fifth year of elementary school I, at Escola Municipal Arthur Campos Mello, located in the city of Dourados/MS, during the second half of 2022 and started from the pre-text “The little match-seller” (1848), by Hans Christian Andersen. In all episodes, the scenic setting is verticalized during the drama process and finds correlations with theatricality, providing the occurrence of immersion and experience in the process. The concepts of action, space and place, and their intersections with scenic setting and theatricality are concepts explored in this research. To support the discussion and analysis presented, authors such as Biange Cabral, Wellington Paula, Ariane Barros, Tharyn Freitas, Jorge Bondía and Josette Féral are used. Keyword: Scenic Environment; Theatricality; Process Drama; Theater-education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbientação Cênica-
dc.subjectTeatralidade-
dc.subjectProcess Drama-
dc.subjectTeatro-educação-
dc.titleDRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ariane Guerra Barros-
dc.description.resumoA presente dissertação é um relato poético de um processo que aborda a práxis de um drama com enfoque pedagógico na utilização da estratégia da ambientação cênica para a efetividade no processo de ensino-aprendizagem no ensino do teatro. O drama em questão foi aplicado no quinto ano do ensino fundamental I, da Escola Municipal Arthur Campos Mello, localizada na cidade de Dourados/MS, durante o segundo semestre de 2022 e partiu do pré-texto A Vendedora de Fósforos (1848), de Hans Cristian Andersen. Em todos os episódios, a ambientação cênica é verticalizada durante o processo de drama e encontra correlações com a teatralidade, proporcionando a ocorrência da imersão e a experiência no processo. Os conceitos de ação, espaço e lugar, e seus entrecruzamentos com a ambientação cênica e a teatralidade são concepções explorados nesta pesquisa. Para dar suporte a discussão e análise apresentadas faz-se o uso de autores como Biange Cabral, Wellington Paula, Ariane Barros, Tharyn Freitas, Jorge Bondía e Josette Féral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.