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Tipo: Livro
Título: A inclusão escolar em Mato Grosso do Sul e o Plano Estadual de Educação
Autor(es): Gomes, Vera Lucia
Resumo: Este livro tem como objetivo analisar o processo de materialização da Meta 4, Educação Especial, do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE-MS) 2014-2024 na Rede Estadual de Educação do MS. Pela pesquisa realizada constatou-se a ampliação das matrículas de alunos da educação especial nas classes comuns das escolas da Rede Estadual de Ensino do MS, a ampliação, também, do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais e nos Centros de Atendimento Educacional Especializado e os embates entre o setor público e as instituições privadas assistenciais no atendimento educacional desse público. Conclui-se que o Governo do Estado de MS, apesar de desenvolver ações para a inclusão de estudantes da Educação Especial em classes comuns manteve convênios com a instituições privadas assistenciais, o que não corresponde à perspectiva inclusiva, tendo como base o conceito de inclusão escolar de que os estudantes da Educação Especial devem ter acesso à classe comum da escola de ensino regular, local da escolarização de todos.
Abstract: This book has the objective is to analyze the process of materialization of Goal 4, Special Education, of the Mato Grosso do Sul State Education Plan (PEE-MS – Portuguese acronym) 2014-2024 in the State Education Network of MS. By the research carried out it was found the expansion of enrollments of students special education in common classes of schools in the State Teaching Network of MS, the expansion, also, of specialized educational assistance in the multifunctional resources rooms and in the Specialized Educational Assistance Centers and the clashes between the public sector and the private-assistance institutions in the educational service of this public. It is concluded that the State Government of MS, despite developing actions for the inclusion of Special Education students in common classes, it maintained these agreements, which does not correspond to the inclusive perspective, based on the concept of school inclusion that Special Education students must have access to the common class of the school of regular education, place of schooling for all.
Palavras-chave: Educação Especial
Educação
Educação Escolar
Educação Inclusiva
Plano Estadual de Educação
Inclusão Escolar
Privatização da Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6129
Data do documento: 30-Jun-2023
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