Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6125
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS
Autor(es): GEOVANA DE OLIVEIRA
Primeiro orientador: SANDRA NOVAIS SOUSA
Resumo: O artigo trata da reestruturação do trabalho docente a partir do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no município de Campo Grande – MS. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral compreender quais as reestruturações no trabalho docente estão sendo necessárias no período pós-pandêmico de escolas municipais e na mesma medida atingir os objetivos específicos ora elencados. Tais: analisar como tem sido a retomada das aulas presenciais na percepção docente, identificar os principais desafios para os professores no processo educacional no retorno às aulas presenciais e por fim, levantar informações profissionais acerca das expectativas e angústias do professorado em relação a tal retorno. Na oportunidade, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica e documental, na qual obras atuais foram lidas e analisadas e as ideias principais foram tomadas como ponto de partida para que a temática ora selecionada fosse desenvolvida com propriedade e fidelidade. Para finalizar, um questionário foi aplicado a um grupo de professores com o intuito de perceber suas aflições, indagações e expectativas em relação às aulas presenciais no período pós-pandemia. A partir dessas etapas, os resultados apontaram que o fim da pandemia não representou, em suma, um acalento ao professorado e tampouco deu garantias de saúde enquanto desenvolviam suas tarefas cotidianas em sala de aula. Posto isto, conclui-se que tal retorno se consolidou como um ‘campo minado’ para toda a equipe docente. Haja vista que emoções se afloram, novos desafios pedagógicos foram lançados e ainda, traumas tiveram que ser superados.
Abstract: O artigo trata da reestruturação do trabalho docente a partir do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no município de Campo Grande – MS. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral compreender quais as reestruturações no trabalho docente estão sendo necessárias no período pós-pandêmico de escolas municipais e na mesma medida atingir os objetivos específicos ora elencados. Tais: analisar como tem sido a retomada das aulas presenciais na percepção docente, identificar os principais desafios para os professores no processo educacional no retorno às aulas presenciais e por fim, levantar informações profissionais acerca das expectativas e angústias do professorado em relação a tal retorno. Na oportunidade, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica e documental, na qual obras atuais foram lidas e analisadas e as ideias principais foram tomadas como ponto de partida para que a temática ora selecionada fosse desenvolvida com propriedade e fidelidade. Para finalizar, um questionário foi aplicado a um grupo de professores com o intuito de perceber suas aflições, indagações e expectativas em relação às aulas presenciais no período pós-pandemia. A partir dessas etapas, os resultados apontaram que o fim da pandemia não representou, em suma, um acalento ao professorado e tampouco deu garantias de saúde enquanto desenvolviam suas tarefas cotidianas em sala de aula. Posto isto, conclui-se que tal retorno se consolidou como um ‘campo minado’ para toda a equipe docente. Haja vista que emoções se afloram, novos desafios pedagógicos foram lançados e ainda, traumas tiveram que ser superados.
Palavras-chave: Ensino Remoto
Pandemia
Aulas Presenciais
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6125
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
865.pdf216,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.