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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6125
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | GEOVANA DE OLIVEIRA | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T01:07:48Z | - |
dc.date.available | 2023-06-30T01:07:48Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6125 | - |
dc.description.abstract | O artigo trata da reestruturação do trabalho docente a partir do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no município de Campo Grande – MS. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral compreender quais as reestruturações no trabalho docente estão sendo necessárias no período pós-pandêmico de escolas municipais e na mesma medida atingir os objetivos específicos ora elencados. Tais: analisar como tem sido a retomada das aulas presenciais na percepção docente, identificar os principais desafios para os professores no processo educacional no retorno às aulas presenciais e por fim, levantar informações profissionais acerca das expectativas e angústias do professorado em relação a tal retorno. Na oportunidade, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica e documental, na qual obras atuais foram lidas e analisadas e as ideias principais foram tomadas como ponto de partida para que a temática ora selecionada fosse desenvolvida com propriedade e fidelidade. Para finalizar, um questionário foi aplicado a um grupo de professores com o intuito de perceber suas aflições, indagações e expectativas em relação às aulas presenciais no período pós-pandemia. A partir dessas etapas, os resultados apontaram que o fim da pandemia não representou, em suma, um acalento ao professorado e tampouco deu garantias de saúde enquanto desenvolviam suas tarefas cotidianas em sala de aula. Posto isto, conclui-se que tal retorno se consolidou como um ‘campo minado’ para toda a equipe docente. Haja vista que emoções se afloram, novos desafios pedagógicos foram lançados e ainda, traumas tiveram que ser superados. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | - |
dc.subject | Pandemia | - |
dc.subject | Aulas Presenciais | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | REFLEXÕES E REESTRUTURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PÓS-PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANDRA NOVAIS SOUSA | - |
dc.description.resumo | O artigo trata da reestruturação do trabalho docente a partir do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no município de Campo Grande – MS. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral compreender quais as reestruturações no trabalho docente estão sendo necessárias no período pós-pandêmico de escolas municipais e na mesma medida atingir os objetivos específicos ora elencados. Tais: analisar como tem sido a retomada das aulas presenciais na percepção docente, identificar os principais desafios para os professores no processo educacional no retorno às aulas presenciais e por fim, levantar informações profissionais acerca das expectativas e angústias do professorado em relação a tal retorno. Na oportunidade, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica e documental, na qual obras atuais foram lidas e analisadas e as ideias principais foram tomadas como ponto de partida para que a temática ora selecionada fosse desenvolvida com propriedade e fidelidade. Para finalizar, um questionário foi aplicado a um grupo de professores com o intuito de perceber suas aflições, indagações e expectativas em relação às aulas presenciais no período pós-pandemia. A partir dessas etapas, os resultados apontaram que o fim da pandemia não representou, em suma, um acalento ao professorado e tampouco deu garantias de saúde enquanto desenvolviam suas tarefas cotidianas em sala de aula. Posto isto, conclui-se que tal retorno se consolidou como um ‘campo minado’ para toda a equipe docente. Haja vista que emoções se afloram, novos desafios pedagógicos foram lançados e ainda, traumas tiveram que ser superados. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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