Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6077
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CARTOGRAFIA ESCOLAR E A PRÁTICA ESPORTIVA DO FUTSAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A COMPRENSSÃO ESPACIAL NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA DÓRIS MENDES TRINDADE EM AQUIDAUANA/MS
Autor(es): GIOVANA FERNANDES DA SILVA RODRIGUES
Primeiro orientador: GUSTAVO DA SILVA
Resumo: O presente artigo teve como objetivo usar a cartografia para auxiliar na prática esportiva usando as rosas dos ventos como orientação para atividades. Com base na construção metodológica, observa- se que vários autores destacam sobre o esporte ter atividades que se interagem e se agregam em vários momentos geográficos, permitindo assim um amplo leque de discussões e aprofundamentos sobre suas funções, formas e conteúdos. A utilização da linguagem cartográfica se torna uma das etapas para a construção pedagógica do ensino desses saberes geográficos, usando a aplicação de um questionário com alunos do projeto de treinamento de futsal da Escola Estadual Profª Dóris Mendes Trindade, antes e após ter passado o treinamento de futsal usando a cartografia nas atividades em relação a orientação de localização em quadra. Diante disso foram alcançados resultados positivos sobre a metodologia trabalhada e uma boa expectativa para continuação dessas atividades no decorrer dos treinamentos.
Abstract: This article aimed to use cartography to assist in sports using the wind roses as a guide for activities. Based on the methodological construction, it is observed that several authors emphasize that sport has activities that interact and are aggregated in various geographical moments, thus allowing a wide range of discussions and deepening on its functions, forms and contents. The use of cartographic language becomes one of the steps for the pedagogical construction of the teaching of this geographic knowledge, using the application of a questionnaire with students of the futsal training project of the State School Profª Dóris Mendes Trindade, before and after having passed the training of futsal using cartography in activities in relation to location orientation on the court. In view of this, positive results were achieved on the methodology worked and a good expectation for the continuation of these activities during the training.
Palavras-chave: Cartografia escolar
atividade esportiva
prática pedagógica
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6077
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
877.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.