Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGIOVANA FERNANDES DA SILVA RODRIGUES-
dc.date.accessioned2023-06-27T19:04:37Z-
dc.date.available2023-06-27T19:04:37Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6077-
dc.description.abstractThis article aimed to use cartography to assist in sports using the wind roses as a guide for activities. Based on the methodological construction, it is observed that several authors emphasize that sport has activities that interact and are aggregated in various geographical moments, thus allowing a wide range of discussions and deepening on its functions, forms and contents. The use of cartographic language becomes one of the steps for the pedagogical construction of the teaching of this geographic knowledge, using the application of a questionnaire with students of the futsal training project of the State School Profª Dóris Mendes Trindade, before and after having passed the training of futsal using cartography in activities in relation to location orientation on the court. In view of this, positive results were achieved on the methodology worked and a good expectation for the continuation of these activities during the training.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografia escolar-
dc.subjectatividade esportiva-
dc.subjectprática pedagógica-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleCARTOGRAFIA ESCOLAR E A PRÁTICA ESPORTIVA DO FUTSAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A COMPRENSSÃO ESPACIAL NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA DÓRIS MENDES TRINDADE EM AQUIDAUANA/MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1GUSTAVO DA SILVA-
dc.description.resumoO presente artigo teve como objetivo usar a cartografia para auxiliar na prática esportiva usando as rosas dos ventos como orientação para atividades. Com base na construção metodológica, observa- se que vários autores destacam sobre o esporte ter atividades que se interagem e se agregam em vários momentos geográficos, permitindo assim um amplo leque de discussões e aprofundamentos sobre suas funções, formas e conteúdos. A utilização da linguagem cartográfica se torna uma das etapas para a construção pedagógica do ensino desses saberes geográficos, usando a aplicação de um questionário com alunos do projeto de treinamento de futsal da Escola Estadual Profª Dóris Mendes Trindade, antes e após ter passado o treinamento de futsal usando a cartografia nas atividades em relação a orientação de localização em quadra. Diante disso foram alcançados resultados positivos sobre a metodologia trabalhada e uma boa expectativa para continuação dessas atividades no decorrer dos treinamentos.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
877.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.