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Tipo: Tese
Título: AROLDO DE AZEVEDO E A PRODUÇÃO DE COMPÊNDIOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA (1930–1970)
Autor(es): Gisele Ferreira da Silva de Oliveira
Primeiro orientador: Silvia Helena Andrade de Brito
Resumo: Aroldo de Azevedo (1910-1974), um dos mais destacados intelectuais da Geografia escolar no Brasil entre os anos de 1930 a 1970, foi responsável pela produção de textos escolares que se tornaram marcos na trajetória do ensino geográfico no país. Antes mesmo de licenciar-se, em 1936, elaborou sua primeira obra intitulada “Geographia”, voltada para a primeira série ginasial, editada pela Companhia Editora Nacional. Indício da importância desse texto escolar, sua produção rendeu uma tiragem de mais de dez mil exemplares. A partir desse momento, sua participação no campo da Geografia escolar cresceu exponencialmente, passando a produzir textos escolares para todas as séries dos cursos ginasial e colegial, chegando a uma circulação de mais de 130.000 exemplares, por ano, entre os anos de 1960 e 1970. Assim, durante mais de três décadas seus compêndios tiveram relevo no setor didático, sendo adotados em praticamente todas as regiões do Brasil. Nesse contexto, a historiografia do pensamento geográfico tem em Aroldo de Azevedo uma referência importante, a qual deve ser resgatada para melhor compreensão de como se articulavam os conteúdos para o ensino de Geografia, naquele momento histórico, bem como compreender quais as teorias, conceitos e correntes de pensamento que direcionavam o trabalho didático para o período em questão. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar compreender as funções e os conteúdos dos textos escolares de Aroldo de Azevedo, enquanto instrumento do trabalho didático e a proposta do autor para o trabalho didático no ensino de Geografia, no período compreendido entre 1930 e 1970. Esse delineamento se fez a partir da categoria organização do trabalho didático, que norteou esse estudo, tomando como referência seus três elementos consecutivos: a) Relação educativa; b) Elementos de mediação; c) Espaço físico, com atenção especial aos elementos de mediação (os textos escolares). Os procedimentos teóricos-metodológicos incluem levantamento bibliográfico em fontes primárias e secundárias que abordassem: trabalho didático, organização do trabalho didático, instrumentos do trabalho didático, textos escolares, compêndios e manuais didáticos. Além disso, foi realizado um resgate histórico documental nos compêndios do autor: Geografia humana do Brasil (1959); Geografia do Brasil (1962); O Brasil e o mundo 3 (1962); O Brasil e o mundo 4 (1963), dando ênfase para a obra Geografia do Brasil (1962), que foi analisada minuciosamente, buscando evidenciar a função desses instrumentos no trabalho didático, bem como compreender como se articulam e são desenvolvidos os conteúdos ali arrolados, tomando particularmente a temática referente à região. Como tese deste estudo, afirma-se que os textos escolares de Geografia do período histórico entre os anos de 1930 e 1970, considerados compêndios, apresentavam maior rigor científico quando comparados aos manuais didáticos utilizados a partir dos anos 1970. O fato do aluno não ter mais contato com fontes clássicas e sim com sínteses, revela que a gradativa mudança nos modelos de textos escolares, ao longo da história, produziu um tipo de conhecimento dependente deste elemento de mediação, que por apresentar apenas um resumo do saber, configura um perfil de aluno com conhecimento mais superficial, com menor profundidade e sem as bases teórico-metodológicas que só se tornariam acessíveis com a discussão dos textos clássicos, cujas leituras, no entanto, ainda eram sugeridas ao final de cada capítulo. A tese está estruturada em quatro capítulos e considerações finais. Palavras-chave: Organização do trabalho didático; Textos escolares; Compêndios; Geografia; Aroldo de Azevedo.
Abstract: Aroldo de Azevedo (1910-1974), one of the most relevant intellectuals of Brazil’s School Geography between the 1930s and 1970s, was responsable for the work of educational composing that became a mark in the geographic teaching’s path in the country. Even before his graduation, in 1936, he wrote his first work entitled “Geographia”, made for the 1th junior grade and edited by Companhia Editora Nacional. As an indication of the value of that school text, his work made a circulation of more than ten thousand copies. From that moment, his participation inside the school Geography grew exponentially, resulting in the production of educational texts for every grande in elementary school and high school, making more than 130.000 copies per year, between 1960 and 1970. Therefore, for more than three decades, his compendiuns were relevant in the didatic field and studied in almost every part of Brazil territory. Thereby, the historiography of geographic contemplation has in Aroldo de Azevedo a relevant reference that need to be rescued for better understanding about how the Geographic teaching was articulated at the moment, as well for better comprehension about theories, concepts and line of research that guided his didactic work at that moment. This essay has the main objective of analysing and undersand the mission and contente of Aroldo de Azevedo’s scholar texts as for an tool for didactic work and the author’s proposal for the teaching method of Geography between 1930 and 1970. The methodology involved was based on the Didactic Work’s organization, which guided this research, taking as reference this three elements: a) Educational relationship; b) Mediation elements; c) Physical space, with special attention to mediation elements (the school texts). The theoretical-methodological procedures include a bibliographic research in primary and secondary sources that approached: didactic work, didactic work’s organization, didactic work’s tools, school texts, compendiuns and didactic manuals. Beyond that, a documentary historical was made out in the author’s compendiums: Geografia humana do Brasil (1959); Geografia do Brasil (1962); O Brasil e o mundo 3 (1962); O Brasil e o mundo 4 (1963), highlighting the work of Geografia do Brasil (1962), which was fully analyzed to emphasize the role of these didactic work’s tools, as weel to understant how the contente was written, focusing at the zone subject-matter. As a thesis of this research, it is stated that school texts of Geography from historical period between 1930 to 1970, that are called textbooks, showed an greater scientific rigor when compared to didactic manuals used from 1970 onwards. The fact of the student not having educational contact with classical sources, but yet, with syntheses, shows that the gradual changes in the school texts throughout history made another type of knowledge that depends on the mediation elements which, by presenting only a summary of knowledge, creates a profile of student that have a superficial knowledge, with less depth and no theoretical-methodologial bases that would only become acessible for them with a discussion of classical texts whose readings, however, were still suggested at the end of each chapter. This doctoral dissertation is written in four chapters and final considerations. KEY-WORDS: Didatic work’s organization; School texts; Compendiums, Geography, Aroldo de Azevedo.
Palavras-chave: *discente deverá preencher
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6039
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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