Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJULIA DUARTE DE SOUZA-
dc.date.accessioned2023-04-12T11:20:03Z-
dc.date.available2023-04-12T11:20:03Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5805-
dc.description.abstractThis dissertation, entitled “Training of teachers with the theme of ethnic and "racial" relations in Campo Grande, MS", seeks to understand and analyze that forms the disciplines offered in the Pedagogy courses of two educational institutions - Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) and State University of Mato Grosso Grosso do Sul (UEMS), both located in Campo Grande, contemplate the theme of ethnic and “racial” relations. This is a qualitative, documental research, in which they were used as sources of analysis of the Pedagogical Projects of the courses, as well as as women and curriculum guidelines issued by the Ministry of Education and National Council of Education, among others. Since the degree courses should enable theoretical and practical experiences so that future teachers appropriating the cultural, scientific and social knowledge that exists in our society, and it is to be expected that they objectify (give consequences) to these content in their training. The theoretical framework that supported the analyzes of traffic between, initial teacher training in the field of education, cultural studies and critical theory of society. It was based on the hypothesis that the training of future teachers with the transversality of the theme of ethnic and “racial” relations is weakened, and the investment in the quality of this training can contribute to reducing the ills social issues arising from the multiple racisms in understood in the formative contexts in a way continued by childhood teachers. In Adornian terms, it is semi-formation, which engenders deleterious consequences in the formation of children. Conclude- that the implementation and effectiveness of public policies, through actions statements, are of fundamental importance in training contexts, provided that contemplate the training of teachers in an organic way. Otherwise, they appear only as Laws to be lost. Keywords: Initial teacher education. Infancy. Ethnic and “racial” relations. Large field-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectx-
dc.titleFORMAÇÃO DAS PROFESSORAS(ES) COM A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICAS E “RACIAIS” EM CAMPO GRANDE/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Christian Muleka Mwewa-
dc.description.resumoEsta dissertação, intitulada “Formação das(os) professoras(es) com a temática das relações étnicas e “raciais” em Campo Grande, MS”, busca compreender e analisar de que forma as disciplinas ofertadas nos cursos de Pedagogia de duas instituições de ensino - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), ambas situadas em Campo Grande, contemplam a temática das relações étnicas e “raciais”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, em que foram utilizadas como fontes de análise os Projetos Pedagógicos dos cursos, bem como resoluções e diretrizes curriculares emanadas do Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação, dentre outras. Uma vez que os cursos de licenciatura devem possibilitar experiências teóricas e práticas para que as/osfuturas/os professoras/es se apropriem dos conhecimentos culturais, científicos e sociais que existem em nossa sociedade, e é de se esperar que os mesmos objetifiquem (deem consequências) a esses conteúdos na sua formação. O referencial teórico que embasou as análises transita entre, formação inicial de professoras no campo da educação, estudos culturais e a teoria crítica da sociedade. Partiu-se da hipótese de que a formação das/os futuras/os professoras/es com a transversalidade da temática das relações étnicas e “raciais” é debilitada, e o investimento na qualidade dessa formação pode contribuir para diminuir as mazelas sociais oriundas dos múltiplos racismos empreendidos nos contextos formativos de forma contínua pelas/os docentes da infância. Em termos adornianos, trata-se de uma semiformação, que engendra consequências deletérias na formação das crianças. Conclui-se que a implementação e a efetivação das políticas públicas, por meio das ações afirmativas, são de fundamental importância nos contextos formativos, desde que contemplem a formação das/os professoras/es de forma orgânica. Do contrário, figuram apenas como Leis a serem cumpridas. Palavras-Chave: Formação inicial de professores. Infância. Relações étnica e “raciais”. Campo Grande.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertação julia_duarte_de_souza.pdf812,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.