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Tipo: Dissertação
Título: Educação para o desenvolvimento sustentável: análise das políticas nacionais de educação para o ensino superior e o cumprimento da meta 4.7 da agenda 2030
Autor(es): SUZIANE CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA
Primeiro orientador: Elisaide Trevisam
Resumo: Abordando o papel da educação para o desenvolvimento sustentável como força motriz implantadora de uma cultura voltada em direção à sustentabilidade e, considerando a Agenda 2030 e o compromisso internacional firmado pelo Brasil de implementá-la, a presente pesquisa apresenta como problemática o seguinte questionamento: a educação para o desenvolvimento sustentável, componente da meta 4.7 da Agenda 2030 da ONU, tem sido incorporada no ensino superior brasileiro, por meio das políticas nacionais de educação? O desenvolvimento da presente pesquisa justifica-se diante da latente imposição de se sobrepujar o modo extrativista pelo qual a sociedade tem buscado se desenvolver, e de se estabelecer um novo paradigma sustentável que seja aplicado e difundido em todos os setores da sociedade a fim de se refrear o cataclismo climático que vem se acentuando em decorrência do uso descomunal dos recursos naturais nas últimas décadas. Deste modo, estabeleceu-se como objetivo central analisar se a educação para o desenvolvimento sustentável tem sido abrangida e/ou fomentada pelas políticas nacionais de educação voltadas para ensino superior. Espera-se obter como resultado a confirmação de que não foram desenvolvidas políticas nacionais de educação para o ensino superior específicas para a promoção de uma educação para o desenvolvimento sustentável, meta 4.7 da Agenda 2030, mas que as universidades têm conseguido implementá-la utilizando-se da Política Nacional para Educação em Direitos Humanos. Para o desenvolvimento satisfatório dessa pesquisa, aplicou-se o método de abordagem dedutivo, partindo-se da educação para o desenvolvimento sustentável em sua extensão, o qual compreende as dimensões ambiental, social e econômica e as políticas nacionais educacionais voltadas para o seu fomento, até sua aplicabilidade no plano prático, utilizando-se como ponto de conferência o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Abstract: Addressing the role of education for sustainable development as a driving force to implement a culture focused on sustainability and considering the 2030 Agenda and the international commitment signed by Brazil to implement it, the present research presents the following questioning as a problem: education for sustainable development, a component of goal 4.7 of the UN 2030 Agenda, has been incorporated into Brazilian higher education, through national education policies? The development of this research is justified in the face of the latent imposition of overcoming the extractive way in which society has sought to develop, and of establishing a new sustainable paradigm that is widely applied in all sectors of society in order to curb the climatic cataclysm that has been accentuated as a result of the enormous use of natural resources in recent decades. Thus, it was established as a central objective to analyze whether education for sustainable development has been covered and/or fostered by national education policies aimed at higher education. It is expected to obtain as a result the confirmation that no specific national education policies for higher education were developed to promote education for sustainable development, goal 4.7 of the 2030 Agenda, but that universities have managed to implement it using it. of the National Policy for Education in Human Rights. For the satisfactory development of this research, the method of deductive approach was applied, starting from education for sustainable development in its extension, which comprises the environmental, social, and economic dimensions, and the national educational policies aimed at its promotion, until its applicability on a practical level, using the Postgraduate Course in Law at the Federal University of Mato Grosso do Sul as a conference point.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Políticas nacionais de educação
Meta 4.7
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5786
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Direito

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