Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5784
Tipo: Livro
Título: Linguagem e educação: interações, sentidos e identidades
Título(s) alternativo(s): Language and education: interactions, meanings and identities
Autor(es): Barbosa, Romilda Meira de Souza
Araujo, Claudia Poliana de Escobar de
Silva, Aline Rodrigues da
Resumo: Este livro Linguagem e Educação: interações, sentidos e identidades compreende resultados de pesquisas desenvolvidas na área de Estudos Linguísticos, em diversas instituições do Estado de Mato Grosso do Sul. Esta diversidade de lócus enunciativo possibilita ao leitor acesso ao escopo teórico-metodológico discursivo ou sociointeracional, mas a transdisciplinaridade, traço de ambas as perspectivas, permite diálogos e duelos entre as disciplinas, de modo a tornar inter-relacionadas as temáticas de suas três partes. Na primeira delas, são discutidas numa concepção discursiva-descontrutiva, o que pesquisadores da linguagem tem observado quando tomam como objeto de estudo o dizer do professor de surdo, o dizer de livro didático sobre o indígena, bem como as tecnologias na escola, via plataformas digitais para o ensino-aprendizagem de surdos. Os artigos da Parte II visam a articular diferentes olhares sobre as mídias na sociedade contemporânea, e partem de diferentes perspectivas, perpassando o ensino de Língua Inglesa, a Filosofia Crítica e a Análise do Discurso. Na Parte III, as autoras, na perspectiva de estudos que relacionam a Análise da Conversação, Pragmática e Comunicação Estratégica para Cultura de Paz, propõem reflexões acerca da língua falada, especialmente, dos efeitos de sentidos causados por estratégias conversacionais. Voltado à comunidade acadêmica e externa, a obra pode oportunizar debates e intervenções pedagógicas e sociais, por meio das reflexões propostas e dos temas de extrema relevância à sociedade, no âmbito da Linguagem e Educação.
Abstract: This book Language and Education: Interactions, Meanings and Identities comprises the results of research carried out in the area of Linguistic Studies, in several institutions in the State of Mato Grosso do Sul. This diversity of enunciative locus allows the reader access to the discursive or socio-interactional theoretical-methodological scope, but the transdisciplinarity, characteristic of both perspectives, allows dialogues and duels between the disciplines, in order to make the themes of its three parts interrelated. In the first one, they are discussed in a discursive-deconstructive conception, what language researchers have observed when they take as their object of study the saying of the deaf teacher, the saying of the textbook about the indigenous, as well as the technologies in the school, via platforms digital tools for the teaching-learning of the deaf. The articles in Part II aim to articulate different perspectives on the media in contemporary society, and depart from different perspectives, permeating the teaching of English, Critical Philosophy and Discourse Analysis. In Part III, the authors, from the perspective of studies that relate Conversation Analysis, Pragmatics and Strategic Communication for a Culture of Peace, propose reflections on spoken language, especially on the effects of meanings caused by conversational strategies. Aimed at the academic and external community, the work can provide opportunities for debates and pedagogical and social interventions, through proposed reflections and themes of extreme relevance to society, within the scope of Language and Education.
Palavras-chave: Língua e linguagem
Language
Linguística
Linguistics
Linguagem e educação
Language and education
Educação inclusiva
Inclusive education
Discurso
Speech
Inclusão
Inclusion
Mídia
Media
Tecnologias
Technologies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5784
Data do documento: Abr-2023
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.pdf6,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons