Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Romilda Meira de Souza-
dc.creatorAraujo, Claudia Poliana de Escobar de-
dc.creatorSilva, Aline Rodrigues da-
dc.date.accessioned2023-04-05T14:20:28Z-
dc.date.available2023-04-
dc.date.issued2023-04-
dc.identifier.isbn978-85-7613-617-0pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5784-
dc.descriptionSUMÁRIO PARTE I EDUCAÇÃO: TECNOLOGIA E INCLUSÃO O PROFESSOR DE SURDO NO ENSINO MÉDIO: PELAS LENTES DA ACADEMIA POVOS E CULTURAS INDÍGENAS: COMO SÃO REPRESENTADOS NAS MATERIALIDADES DIDÁTICAS CONTEMPORÂNEAS? DESIGN INSTRUCIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA JOGAR PARA LETRAR: UM AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS PARTE II: MÍDIA EM (DIS)CURSO O USO DE MEMES COMO MATERIAL DE ENSINO EM LÍNGUA INGLESA O ARTE(SANATO) DAS MULHERES SATERÉ-MAWÉ: DIVULGAÇÃO CULTURAL PELO INSTAGRAM DIZERES (VIA FACEBOOK) SOBRE E DA MULHER COM DEPENDÊNCIA QUÍMICA: CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS PARTE III: LÍNGUA FALADA: INTERAÇÕES INSTITUCIONAIS E (IN)FORMAIS A REDE GLOBO COMO (INTER)MEDIADORA DO DIÁLOGO ENTRE BOLSONARO E DIRETOR DA OMS EM TEMPOS DE TENSÃO E PANDEMIA CORONAVÍRUS: ESTUDO DE CASO MUDANÇA DE TÓPICO NO DISCURSO POLÍTICO: UM MECANISMO DE FUGA ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICAS EMPREGADAS NA GESTÃO ESCOLAR SOBRE AS ORGANIZADORAS SOBRE OS(AS) AUTORES(AS)pt_BR
dc.description.abstractThis book Language and Education: Interactions, Meanings and Identities comprises the results of research carried out in the area of Linguistic Studies, in several institutions in the State of Mato Grosso do Sul. This diversity of enunciative locus allows the reader access to the discursive or socio-interactional theoretical-methodological scope, but the transdisciplinarity, characteristic of both perspectives, allows dialogues and duels between the disciplines, in order to make the themes of its three parts interrelated. In the first one, they are discussed in a discursive-deconstructive conception, what language researchers have observed when they take as their object of study the saying of the deaf teacher, the saying of the textbook about the indigenous, as well as the technologies in the school, via platforms digital tools for the teaching-learning of the deaf. The articles in Part II aim to articulate different perspectives on the media in contemporary society, and depart from different perspectives, permeating the teaching of English, Critical Philosophy and Discourse Analysis. In Part III, the authors, from the perspective of studies that relate Conversation Analysis, Pragmatics and Strategic Communication for a Culture of Peace, propose reflections on spoken language, especially on the effects of meanings caused by conversational strategies. Aimed at the academic and external community, the work can provide opportunities for debates and pedagogical and social interventions, through proposed reflections and themes of extreme relevance to society, within the scope of Language and Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofLinguagem e educação: interações, sentidos e identidadespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua e linguagempt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.titleLinguagem e educação: interações, sentidos e identidadespt_BR
dc.title.alternativeLanguage and education: interactions, meanings and identitiespt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoEste livro Linguagem e Educação: interações, sentidos e identidades compreende resultados de pesquisas desenvolvidas na área de Estudos Linguísticos, em diversas instituições do Estado de Mato Grosso do Sul. Esta diversidade de lócus enunciativo possibilita ao leitor acesso ao escopo teórico-metodológico discursivo ou sociointeracional, mas a transdisciplinaridade, traço de ambas as perspectivas, permite diálogos e duelos entre as disciplinas, de modo a tornar inter-relacionadas as temáticas de suas três partes. Na primeira delas, são discutidas numa concepção discursiva-descontrutiva, o que pesquisadores da linguagem tem observado quando tomam como objeto de estudo o dizer do professor de surdo, o dizer de livro didático sobre o indígena, bem como as tecnologias na escola, via plataformas digitais para o ensino-aprendizagem de surdos. Os artigos da Parte II visam a articular diferentes olhares sobre as mídias na sociedade contemporânea, e partem de diferentes perspectivas, perpassando o ensino de Língua Inglesa, a Filosofia Crítica e a Análise do Discurso. Na Parte III, as autoras, na perspectiva de estudos que relacionam a Análise da Conversação, Pragmática e Comunicação Estratégica para Cultura de Paz, propõem reflexões acerca da língua falada, especialmente, dos efeitos de sentidos causados por estratégias conversacionais. Voltado à comunidade acadêmica e externa, a obra pode oportunizar debates e intervenções pedagógicas e sociais, por meio das reflexões propostas e dos temas de extrema relevância à sociedade, no âmbito da Linguagem e Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.pdf6,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons