Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5775
Tipo: Dissertação
Título: Os homófonos não homógrafos em dicionários pedagógicos de língua inglesa: possíveis sugestões lexicográficas
Autor(es): Raquel de Oliveira
Primeiro orientador: Vanessa Hagemeyer Burgo
Resumo: As unidades léxicas homônimas (ULH) possuem formas idênticas (seja em sua realização oral ou escrita), expressando, todavia, conteúdos distintos. Em decorrência dessa característica linguística, a homonímia pode causar ambiguidade lexical, resultando em um grande desafio, especialmente para aprendizes de uma língua estrangeira. Com efeito, há três tipos básicos de homonímia, a saber: os homófonos homógrafos (que possuem mesma pronúncia e grafia, porém significados distintos); os homófonos não homógrafos (que possuem mesma pronúncia, porém grafia e significados distintos); e os homógrafos não homófonos (que possuem mesma grafia, porém pronúncia e significados distintos). No cenário da Lexicografia, unidades léxicas que possuem valores semânticos distintos, mesma pronúncia e grafia diferente, temos ULH que nem sempre costumam receber tratamentos condizentes com suas características funcionais e pragmáticas nos repertórios lexicográficos, como demonstramos com o desenvolvimento desta pesquisa. Por esse motivo, ressaltamos, nesse contexto, a necessidade de um tratamento lexicográfico de ULH especial, sobretudo no âmbito da Lexicografia Pedagógica (LEXPED). Assim, o objetivo geral da pesquisa de Mestrado, que desenvolvemos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMS/CPTL, é identificar e analisar como os homófonos não homógafos são registrados em dicionários pedagógicos de inglês como língua estrangeira e, em seguida, elaborar uma proposta de tratamento lexicográfico homogêneo dessas formas homônimas para esses dicionários, de maneira que seu caráter didático seja potencializado. Para tanto, orientamo-nos por princípios teóricos e metodológicos da LEXPED em sua interface com a área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, bem como com a área da fonologia da língua inglesa, sendo estes alguns dos autores que consultamos: Ullmann (1973), Biderman (1978), Berruto (1979), Underhill (1994), Garriga Escribano (2003), Zavaglia (2003), Scrivener (2005), entre outros. Nessa perspectiva, selecionamos 14 (quatorze) unidades léxicas homófonas, as quais buscamos em 20 (vinte) dicionários selecionados para análise, dentre os quais se encontram dicionários bilíngues impressos, monolíngues impressos e dicionários da internet (alguns monolíngues e alguns bilíngues). Na pesquisa, buscamos essas unidades léxicas nos dicionários, observando se estes apresentavam algum registro explícito dos casos de homofonia ou se relegavam para o consulente a tarefa de fazer a comparação entre os pares/ trios de homófonos não homógrafos e de concluir por conta própria que existia uma semelhança sonora entre elas. Até o presente momento, dentre as obras analisadas, constatamos que apenas três dos dicionários da editora Oxford disponibilizam informações explícitas sobre Homófonos não Homógrafos aos consulentes. Assim, após identificar algumas lacunas nos dicionários analisados, desenvolvemos um protótipo de um dicionário online monolíngue para Homófonos não Homógrafos, o qual já se encontra em funcionamento. Ressaltamos que muitas das propostas que fizemos são inovadoras, pois rompem com tradições lexicográficas existentes e não foram encontradas em nenhum dos repertórios lexicográficos analisados. Por fim, considerando todas as reflexões conduzidas em torno de nosso objeto de estudo, esperamos que estas possam ser úteis à elaboração de novos dicionários nos anos vindouros.
Abstract: Homonymous lexical units (HLU) have identical forms (whether oral or written), expressing, however, different contents. As a result of this linguistic characteristic, homonymy can cause lexical ambiguity, resulting in a great challenge, especially for foreign language learners. Indeed, there are three basic types of homonymy, namely: homograph homophones (which have the same pronunciation and spelling, but different meaning); non-homograph homophones (which have the same pronunciation, but different spelling and meaning); and non-homophone homographs (which have the same spelling, but different pronunciation and meaning). In the Lexicography scenario, lexical units that have different semantic values, the same pronunciation and different spelling, we have HLU that do not always receive consistent treatments according to its functional and pragmatic characteristics in lexicographical repertoires, as we have demonstrated with the development of this research. Because of that, in this context, we emphasize the need for a special lexicographical treatment of HLU, especially in the context of Pedagogical Lexicography (LEXPED). Thus, the general objective of this Master's research, which we are developing within the scope of the Post-Graduate Program in Linguistics at UFMS/CPTL, is to identify and analyze how non-homographs homophones are registered in learner’s dictionaries of English as a foreign language and, then, to elaborate a proposal for a homogeneous lexicographical treatment of these homonymous forms in these dictionaries, so that their didactic character is enhanced. In order to do so, we are guided by the theoretical and methodological principles of LEXPED in its interface with the area of foreign language teaching and learning, as well as with the area of phonology of the English language, these being some of the authors we consulted: Ullmann (1973), Biderman (1978), Berruto (1979), Underhill (1994), Garriga Escribano (2003), Zavaglia (2003), Scrivener (2005), among others. In this perspective, we selected 14 (fourteen) homophone lexical units, which we looked up in 20 (twenty) dictionaries selected for analysis, among which are bilingual printed dictionaries, monolingual printed dictionaries and internet dictionaries (some monolingual and some bilingual). In this research, we looked up these lexical units in the dictionaries, observing if they presented any explicit record of homophony cases or if they relegated to the user the task of comparing the pairs/trios of non-homograph homophones and concluding on their own that there is sound similarity between them. Up to the present moment, among the works we have analyzed, we found that only three of the Oxford publisher's dictionaries provide explicit information on Non-Homograph Homophones to the users. Thus, after identifying some gaps in the analyzed works, we developed a prototype of a monolingual online dictionary for non- Homograph Homophones, which is already in operation. We emphasize that many of the proposals we made are innovative, as they break with existing lexicographical traditions and were not found in any of the analyzed repertoires. Finally, considering all the reflections conducted around our object of study, we hope that these may be useful for the elaboration of new dictionaries in the years to come.
Palavras-chave: Lexicografia Pedagógica. Homonímia. Homofonia. Dicionários de Inglês.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5775
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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