Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5740
Tipo: Dissertação
Título: PRODUÇÃO E USO DAS VIDEOAULAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVA DE DOCENTES DO GÊNERO FEMININO E MASCULINO
Autor(es): LEANDRO PICCINI BARBOSA
Primeiro orientador: Josiane Peres Goncalves
Resumo: Esta pesquisa de mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na linha de pesquisa III: Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças. Teve por objetivo identificar as opiniões e os desafios vivenciados por professores e professoras, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS, ao produzir e utilizar videoaulas nas atividades docentes. Com o intuito de obter diversos olhares científicos, estabeleceu-se como início de seu percurso metodológico o inventário e o estudo das produções científicas existentes que privilegiaram em suas investigações a interlocução dos temas que integram esse trabalho. Em seguida, deu-se início a pesquisa em campo, com professores e professoras que produzem ou fazem uso de videoaulas em suas práticas e, que atuem nos anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. A primeira etapa da pesquisa empírica foi realizada por meio de um formulário on-line, que foi respondido por 22 docentes. A segunda etapa, de natureza qualitativa, ocorreu mediante a gravação de entrevistas com 5 professoras e 3 professores da capital Campo Grande. Os resultados evidenciam que foram muitos os desafios experienciados pelos professores, principalmente em relação ao domínio tecnológico, metodologias apropriadas para a produção das videoaulas e em relação a rotina de trabalho durante o período de ensino remoto emergencial. Desafios esses diferentes para homens e mulheres, principalmente mulheres com filhos, pois precisaram se dedicar em dobro para atender suas demandas pessoais e de trabalho educativo no contexto pandêmico. Assim, sugere-se que novas pesquisas sobre o uso de videoaulas sejam realizadas, pois não se deve ignorar os recursos tecnológicos e pregar a volta de uma educação anterior a era da internet. Ao contrário, é preciso estudar, aprofundar e propor maneiras críticas de se apropriar das ferramentas e realizar um trabalho educativo com maestria. No que tange as questões de gênero, de nada adiantaria a escola orientar uma professora que convive com os filhos a produzir videoaula, sendo que seu espaço físico não possibilita realizar essa atividade em casa. Logo, sugere-se que sejam disponibilizados espaços e recursos tecnológicos na própria escola, para a produção de videoaulas, contribuindo assim com os professores e as professoras que têm interesse em usar esse recurso pedagógico, independentemente se esses docentes são do gênero feminino ou masculino.
Abstract: This master's research is linked to the Graduate Program in Education (PPGEdu) of the Faculty of Education (FAED), of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) in the three research lines: Training Processes, Educational Practices, Differences. Its objective is to identify the opinions and the challenges experienced by teachers, from Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS, to produce and use video classrooms in teaching activities. With the aim of obtaining diverse scientific views, it was established as the beginning of its methodological course or inventory and study of existing scientific productions that would privilege in its investigations the interlocution of two topics that integrate this work. Then, the field research began, with teachers who produce or make use of video classrooms in their practices and, who attained the final years of the fundamental education of the Municipal Education Network of Campo Grande - MS. The first stage of the empirical research was carried out by means of an online form, which was answered by 22 teachers. The second stage, of a qualitative nature, occurred through the recording of interviews with 5 teachers and 3 teachers from the capital Campo Grande. The results show that there are many challenges experienced by teachers, mainly in relation to the technological domain, appropriate methodologies for the production of video classrooms and in relation to the work routine during the period of emergency remote teaching. These are different challenges for men and women, mainly women with children, who may need to dedicate themselves to meeting their personal and educational work demands in the pandemic context. Likewise, it is suggested that new research on the use of video classrooms be carried out, so technological resources should not be ignored and the return of an education prior to the Internet era should not be ignored. On the contrary, it is necessary to study, deepen and provide critical ways to appropriate the tools and carry out an educational work with mastery. Not that tange as questions of gender, nothing would advance the school to direct a teacher who lives with the children to produce video classroom, since her physical space does not allow her to carry out this activity at home. Logo, it is suggested that spaces and technological resources be available in the school itself, for the production of video classrooms, contributing as well as the teachers who are interested in using this pedagogical resource, regardless of whether these teachers are male or female.
Palavras-chave: Videoaulas
Educação e tecnologia
Relações de gênero.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5740
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Revisado_Dissertação-final-LEANDRO-PICCINI-BARBOSA.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.