Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5737
Tipo: Tese
Título: Histórias de formação de professores de matemática: alinhavos em um projeto de mapeamento
Autor(es): Ana Maria de Almeida
Primeiro orientador: Luzia Aparecida de Souza
Resumo: Este trabalho refere-se a uma pesquisa, para a obtenção do título de doutorado, com o objetivo de mobilizar e analisar as pesquisas vinculadas ao projeto de mapeamento de cursos de formação de professores que ensinam matemática, com vistas a explorar marcas e linhas de força em movimentos políticos no Brasil. Quanto às fontes de estudo, utilizamos 11 teses e 9 dissertações, produzidas por pesquisadores membros dos Grupos de pesquisa Grupo História Oral e Educação Matemática - GHOEM de 2002 a 2018, e Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa – HEMEP de 2011 a 2018. Nos movimentos de análise contamos com a colaboração de discussões históricas sobre o contexto educacional e do âmbito político/econômico, leis e resoluções, de modo a evidenciar vestígios da colonialidade de poder que atravessaram/atravessam e conduziram os contextos de produção dos cursos de formação de professores de Matemática. Quanto à metodologia, buscamos abordagem qualitativa que permite o envolvimento do pesquisador, que se constitui em trajetória, enquanto constrói sua pesquisa. Sendo assim, defendemos o exercício de pesquisar, que se assemelha ao do cartógrafo, que vai criando seu traçado em percurso de pesquisa enquanto se constitui em uma tentativa de descolonizar seus conhecimentos. A partir dessas concepções essa proposta pretende constituir mais uma peça, no projeto de mapeamento da formação de professores, que ensinam e ensinaram Matemática no Brasil, um trabalho que vem sendo desenvolvido por esses dois grupos de pesquisa.
Abstract: This work refers to the research to obtain the title of doctor, with the objective of mobilizing and analyzing the research on the mapping project of teacher training courses that teach mathematics, with a view to exploring marks and lines of force in movements politicians in Brazil. The study sources, we used 11 theses and 9 dissertations, produced by researchers members of the research groups of the Oral History and Mathematics Education Group - GHOEM from 2002 to 2018, and the Research Group History of Mathematics Education at HEMEP - HEMEP from 2011 to 2018. The movements of analysis, we count on the collaboration of historical discussions about the educational context political/economic scope, laws and resolutions, in order to evidence traces of the coloniality of power that crossed/crossed and naturally led the production the produtions of courses of training mathematics teachers. About the methodology, a qualitative approach we pursue, which involvement of the researcher constitutes in the trajectory, in the construction of their research. Therefore, we defend the exercise of researcher similar to that of the cartographer, who creates his path in the course of the research while constituting an attempt to decolonize his knowledge. From these conceptions, this proposal intends to constitute with another piece, in the project of mapping the formation of teachers, who teach and teach Mathematics in Brazil, a work that has been developed by these two research groups.
Palavras-chave: Mapeamento da Formação de Professores de Matemática
GHOEM
HEMEP
Cursos Emergenciais.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5737
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Ana Maria de Almeida_versão final.pdf6,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.