Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5727
Tipo: Tese
Título: HEGEMONIA E CONTRA-HEGEMONIA NAS LUTAS SINDICAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE/MS (2003-2015)
Autor(es): Caroline Correia Maciel
Primeiro orientador: Margarita Victoria Rodriguez
Resumo: A presente pesquisa possui como objeto de estudo o sindicalismo docente da Educação Básica pública de Campo Grande/MS. Seu objetivo foi analisar o movimento sindical docente das redes municipal e estadual da Educação Básica pública do município de Campo Grande/MS a partir das lutas em torno do salário e da formação continuada entre os anos de 2003 e 2015. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram investigadas as tensões ocorridas no interior do sindicalismo, do sindicalismo docente da Educação Básica pública brasileira e do sindicalismo docente da Educação Básica pública de Campo Grande/MS com base da totalidade, ou seja, considerando as relações estabelecidas na sociedade civil e na sociedade política da estrutura capitalista. Isto posto, as fontes de investigação definidas para alcançar o objetivo proposto foram: 1) referências bibliográficas; 2) documentos baseados nas atas do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), nos noticiários locais e nas legislações que regulamentaram o salário e a formação continuada dos professores no período de investigação; 3) respostas de questionário aplicado em professores das redes municipal e estadual de Campo Grande/MS que iniciaram sua atuação na rede pública de ensino desde antes de 2003 até 2021; e 4) respostas de entrevista dos presidentes da ACP que estiveram no comando sindical entre os anos de 2003 e 2015. Para conduzir as análises das respectivas fontes, bem como dos desdobramentos de todos os processos da pesquisa, foi definido utilizar o sindicalismo como categoria de análise e a luta salarial e a formação continuada como elementos constitutivos da respectiva categoria. O referencial teórico escolhido se pautou na teoria gramsciana, com subsídio, especificamente, dos Cadernos do Cárcere v. 1, v.2 e v.3. A hegemonia foi a categoria do método que norteou a defesa da tese, mas os intelectuais, o centralismo democrático/orgânico, a consciência política/consciência política coletiva e a elevação do nível intelectual das massas foram conceitos e questões que dialogaram com a categoria central e contribuíram, também, para uma orientação de correlações coerentes e objetivas. Diante dos procedimentos metodológicos e dos aspectos teóricos apresentados, pôde-se considerar que as relações estabelecidas no sindicalismo e no sindicalismo docente brasileiro e local estiveram relacionadas as forças contraditórias manifestadas em distintos setores da sociedade civil e da sociedade política, as quais trabalharam cotidianamente para manter ou para resistir à hegemonia burguesa liberal. Nesse processo, identificou-se que, ainda que o movimento sindical docente da Educação Básica pública de Campo Grande/MS tenha manifestado avanços políticos e econômico-corporativos para a categoria docente em situações episódicas relevantes, os limites de seu processo formativo pareceram derivar do domínio da hegemonia liberal burguesa em suas concepções ético-morais e políticas. Com isso, o sindicalismo teórico prevaleceu como o movimento que conduziu a organização coletiva dos professores da Educação Básica pública de Campo Grande/MS, tendo em conta as distintas questões que indicaram dificultar o progresso real de uma nova hegemonia ou de um novo bloco histórico. Palavras-chave: Sindicalismo Docente; Educação Básica; Luta salarial; Formação de Professores; Hegemonia
Abstract: The present research has as object of study the unionism of public basic education teachers in Campo Grande/MS. The objective was to analyze the union movement of teachers from the municipal and state networks of public basic education in the municipality of Campo Grande/MS from the struggles around salary and training between the years 2003 and 2015. Initially, for the development of In this research, the tensions that occurred within the unionism and unionism of public basic education teachers in Brazil were presented from the totality, that is, considering the relations established in civil society and political society. Subsequently, the union movement of public basic education teachers in Campo Grande/MS gained centrality so that its singularities could be scrutinized, considering the universality previously discussed. That said, the research sources defined to achieve the proposed objective were: 1) documents based on the minutes of the Campograndense Union of Public Education Professionals (ACP), on local news and on union legislation and on those that regulated salary and continuing education of teachers during the investigation period; 2) answers to a questionnaire applied to teachers from the municipal and state networks of Campo Grande/MS between the years 2003 and 2015; and 3) interview responses from ACP presidents who were in union leadership in the time frame defined for the research. In order to carry out the analyzes of the respective sources, as well as the unfolding of all research processes, in an objective way, it was decided to use unionism as a category of analysis and wage struggle and continuing education as constitutive elements of the respective category. The theoretical framework chosen was based on Gramsci's theory, with subsidy, specifically, from Cadernos do Cárcere v. 1, v.2 and v.3. Hegemony was the category of method that guided the defense of the thesis, but intellectuals, democratic/organic centralism, political consciousness/collective political consciousness and raising the intellectual level of the masses were concepts and issues that dialogued with the central category and they also contributed to an orientation of coherent and objective correlations. Faced with this neatly systematized process, it could be considered that the relations established in Brazilian and local teacher unionism and unionism are related to the contradictory forces manifested in different sectors of civil society and political society, which work daily to maintain or to resist to liberal bourgeois hegemony. In this process, it was identified that, even though the public Basic Education teacher union movement in Campo Grande/MS has manifested political and economic-corporate advances for the domain of bourgeois liberal hegemony in its ethical-moral and political conceptions. As a result, theoretical unionism prevailed as the movement that led to the collective organization of public Basic Education teachers in Campo Grande/MS, taking into account the different issues that indicated hindering the real progress of a new hegemony or a new historical bloc. Keywords: eacher unionism; Basic education; Wage struggle; Teacher training; Hegemony
Palavras-chave: *discente deverá preencher
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5727
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TESE_CAROLINE_CORREIA.pdf7,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.