Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5709
Tipo: | Dissertação |
Título: | Escuta, Autoria e Colaboração: aberturas formativas em Educação Matemática com Tecnologias Digitais. |
Autor(es): | THAINÁ DO NASCIMENTO |
Primeiro orientador: | Aparecida Santana de Souza Chiari |
Resumo: | A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2 alterou a relação de grande parte da população mundial com o uso das Tecnologias Digitais. O Ensino Remoto Emergencial foi considerado uma estratégia para que alunos e professores dessem continuidade em suas demandas escolares, já que havia uma necessidade de atender as orientações sobre o distanciamento social. Porém, o Ensino Remoto Emergencial intensificou problemas já existentes em relação à formação dos professores que ensinam matemática a partir do uso pedagógico das Tecnologias Digitais. Nesta dissertação descrevo e analiso a realização de um curso de Extensão sobre Tecnologias Digitais para professores que ensinam matemática, na modalidade on-line. Através de atividades, encontros síncronos e assíncronos, feedbacks em listas de presença e gravações busquei analisar qualitativamente os dados produzidos a partir da questão norteadora “O que acontece quando uma ação formativa extensionista com professores que ensinam matemática é desenvolvida a partir de processos de escuta, autoria e colaboração permeada pelo uso de Tecnologias Digitais?”. O objetivo geral da pesquisa consiste em investigar uma ação extensionista com professores que ensinam matemática sobre o uso pedagógico de Tecnologias Digitais a partir de processos de escuta, autoria e colaboração. As inspirações teóricas se deram buscando dialogar com os dados, não evidenciando uma teoria única ou um único autor. Já a análise foi realizada com apoio do Nvivo10, dessa forma trago discussões acerca dos encontros, como o curso de extensão foi organizado e realizado, fragilidades do curso, e dados que ficaram em maior evidência, como por exemplo: dificuldades tecnológicas evidenciadas no ERE, desafios pedagógicos para o uso das Tecnologias Digitais, regulações, necessidade de mais discussões sobre o uso pedagógico na formação inicial e continuada de professores, singularidades do uso das TD no ensino de matemática e convergências de escuta, autoria e colaboração. Palavras-chave: Formação de Professores. Ensino Remoto Emergencial. Pandemia. Nvivo, Humanizado, Paulo Freire. Educação Matemática. |
Abstract: | The pandemic caused by the Sars-Cov-2 virus changed the relationship of much of the world's population with the use of Digital Technologies. Emergency Remote Learning was considered a strategy for students and teachers to continue their schooling demands, since there was a need to meet the guidelines on social distance. However, Emergency Remote Learning intensified already existing problems regarding the training of teachers who teach mathematics from the pedagogical use of Digital Technologies. In this dissertation I describe and analyze the realization of an Extension course on Digital Technologies for teachers who teach mathematics, in the on-line modality. Through activities, synchronous and asynchronous meetings, feedbacks in attendance lists and recordings I sought to analyze qualitatively the data produced from the guiding question "What happens when an extension formative action with teachers who teach mathematics is developed from processes of listening, authorship and collaboration permeated by the use of Digital Technologies? The general objective of the research is to investigate an extension action with teachers who teach mathematics about the pedagogical use of Digital Technologies based on listening, authorship and collaboration processes. The theoretical inspirations were given with the aim of dialoguing with the data, not evidencing a single theory or a single author. The analysis was performed with the support of Nvivo10, so I bring discussions about the meetings, how the extension course was organized and carried out, weaknesses of the course, and data that were in greater evidence as for example: Technological difficulties evidenced in the ERE, Pedagogical challenges for the use of Digital Technologies, regulations, need for more discussions about the pedagogical use in the initial and continuing education of teachers, singularities of the use of DT in mathematics teaching and convergences of listening, authorship and collaboration. Keywords: Teacher Training. Emergency Remote Learning. Pandemic. Nvivo, Humanized, Paulo Freire. Mathematics Education |
Palavras-chave: | Formação de Professores. Ensino Remoto Emergencial. Pandemia. Nvivo. Humanizado. Paulo Freire. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5709 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
dissertação versão final nascimento 2023.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.