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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5692
Tipo: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, PERSPECTIVAS DA INCLUSÃO: Reflexões e possibilidades |
Autor(es): | Elisangela Mitiko Higa Kubota Maekawa |
Primeiro orientador: | Antonio Carlos do Nascimento Osorio |
Resumo: | Embora diversos movimentos reconhecidos como demanda social já tivessem sido articulados desde a década de 1980, a inclusão escolar, enquanto paradoxo, somente se tornou um assunto mais conhecido pelo público levando-se em conta dois documentos internacionais: a Declaração de Jomtien (1990) e a Declaração de Salamanca (1994), alinhados à nova organização mundial pelo modelo neoliberal compactuado entre o Reino Unido e os Estados Unidos da América do Norte na década anterior. Nesse ínterim, a Educação Infantil também foi apontada como ambiente favorável ao início do processo de aprendizagem e inclusão escolar de crianças com deficiência, o que muito diverge da percepção sobre a intangibilidade deste paradoxo nesse nível inicial da educação básica. Dessa forma, quanto mais emergentes são operados os discursos em defesa da inclusão, considerado o fato de que não há mais espaço para a exclusão em nossa sociedade, tanto mais falaciosa apresenta-se a inclusão. Faces diferentes da mesma moeda. Uma não existe sem a outra. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a complexidade do processo de inclusão escolar e, assim, tentar compreender, por meio de algumas ferramentas de Michel Foucault, os motivos que impedem a efetivação dos discursos que circundam a inclusão escolar no contexto da educação infantil. Nesse sentido, evidenciou-se, entre as constatações, reduzida quantidade de estudos sobre a temática investigada e, ainda, ausência de estudos no que tange à utilização dos referenciais foucaultianos como aporte teórico e metodológico. Ademais, foi verificado como os discursos sobre a inclusão escolar se apresentaram em recurso conveniente para angariar maior quantidade de crianças para a escolarização e em idades cada vez menores. Ressalta-se que o objetivo não foi apresentar um manual de orientações para que a inclusão seja devidamente materializada, mas sim algumas possibilidades e reflexões de entendimento sobre as relações de poderes e saberes no processo da inclusão, e como tais relações são mascaradas devido ao desconhecimento sobre a faceta sedutora e convincente desses poderes, principalmente no contexto da educação infantil em exercícios de preconceitos. |
Abstract: | Although several movements, as a social demand, had already been articulated since the 1980s, school inclusion, as a paradox, only became a subject better known by the public, taking into account two international documents: the Jomtien Declaration (1990) and the Salamanca Declaration (1994), aligned to the new world organization by the neoliberal model agreed between the United Kingdom and the United States of North America in the previous decade. In the meantime, Early Childhood Education was also pointed out as a favorable environment for the beginning of the learning process through the school inclusion of children with disabilities, which is very different from the perception of the intangibility of this paradox at this initial level of basic education. Thus, the more emergent the discourses in defense of inclusion are operated, the fact is that there is no more room for exclusion in our society, the more fallacious inclusion appears. Different sides of the same coin. One does not exist without the other. In this perspective, the main objective of this research was to analyze the complexity of the process of school inclusion and, thus, try to understand the reasons that prevent the effectiveness of the discourses that surround school inclusion in the context of early childhood education, through some of Michel's tools Foucault. In this sense, among the findings, we found a reduced number of studies on the investigated theme and, still, an absence of studies, regarding the use of Foucauldian references as a theoretical and methodological contribution. Furthermore, we verified how discourses on school inclusion were presented as a convenient resource to attract a greater number of children to school and at increasingly younger ages. We emphasize that the objective was not to present a manual of guidelines for inclusion to be duly materialized, but to present some possibilities and reflections of understanding about the relations of power and knowledge in the inclusion process, and how such relations are masked, due to lack of knowledge. about the seductive and convincing facet of these powers, mainly in the context of early childhood education in exercises of prejudice. |
Palavras-chave: | *discente deverá preencher |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5692 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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