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dc.creatorJULIANA MARTA ANTUNES RAMOS-
dc.date.accessioned2023-02-28T18:54:04Z-
dc.date.available2023-02-28T18:54:04Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5645-
dc.description.abstractIn Brazil, the possibility of a sport in its educational manifestation was contemplated in the Federal Constitution of 1988, in article 217, when recognizing sport as the duty of the State. With the aim of democratizing and guaranteeing access to sport in its educational manifestation, in 2003, the Segundo Tempo Program was created, aimed at students from public education establishments in Brazil. Based on the assumptions of analysis of social policies, inspired by the critical-dialectical method, this dissertation aimed to investigate the Segundo Tempo Program as a public policy for educational sports in terms of management from 2003 to 2019. Due to its historical and social expression, the program was configured as a relevant research object in the face of recent changes in management. This is a research with a descriptive method, with a qualitative approach, based on bibliographic research and document analysis. The results indicated that the program is based on constitutional precepts and principles that emphasize sport in its educational conception. Present in different governments, it was identified that, over the years, it received several structural and conceptual designs, as well as sought pedagogical consistency by establishing partnerships with Public Universities in the country. The program presented difficulties regarding decentralization, for more vulnerable municipalities and suffered an impact in terms of its reach from 2016 onwards. Keywords: Public Policy. Educational Policy. Social Program.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.Política Pública. Política Educacional. Programa Social.-
dc.titleA GESTÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ESPORTE EDUCACIONALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dirceu Santos Silva-
dc.description.resumoNo Brasil, a possibilidade de um esporte em sua manifestação educacional foi contemplada na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 217, ao reconhecer o esporte como dever do Estado. Com o objetivo de democratizar e garantir o acesso ao esporte educacional, em 2003, foi criado o Programa Segundo Tempo, destinado aos estudantes de estabelecimentos de ensino público do Brasil. A partir dos pressupostos de análise das políticas sociais, inspirado no método crítico-dialético, a presente dissertação teve como objetivo investigar o Programa Segundo Tempo como política pública de esporte educacional no que se refere à gestão no período de 2003 a 2019. Devido a sua expressão histórica e social, o programa se configurou como um objeto de pesquisa relevante diante das mudanças recentes na gestão. Trata-se de uma pesquisa com método descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentada na investigação bibliográfica e análise documental. Os resultados indicaram que o programa parte de preceitos constitucionais e de princípios que evidenciam o esporte em sua concepção educacional. Presente em diferentes governos, foi identificado que, ao longo dos anos, recebeu diversos delineamentos estruturais e conceituais, bem como buscou consistência pedagógica ao firmar parceria com Universidades Públicas do país. O programa apresentou dificuldades no que diz respeito à descentralização, já que não conseguiu atingir os municípios mais vulneráveis e sofreu impacto quanto ao seu alcance a partir de 2016. Palavras-chaves: Política Pública. Política Educacional. Programa Social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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