Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5593
Tipo: Tese
Título: DA SOCIOLOGIA HISTÓRICA DA FORMAÇÃO EM MÚSICA À FORMAÇÃO DO MÚSICO POPULAR EM TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES
Autor(es): Leticia Dias de Lima
Primeiro orientador: Fabiany de Cassia Tavares Silva
Resumo: Esta pesquisa nos aproxima da sociologia histórica da formação em música e da formação do músico popular, tomando como objeto e fontes textos/documentos curriculares prescritos para o ensino superior em Música das/nas Universidades Estadual de Campinas (Unicamp), Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Federal da Bahia (UFBA), Federal de Minas Gerais (UFMG) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Vale registrar que, na condição de objeto e fontes, os estudos e análises de textos/documentos curriculares prescritos se inserem em Programa de Pesquisa desenvolvido no/pelo Observatório de Cultura Escolar (OCE). A par disso, os textos/documentos curriculares eleitos se tornam um caso particular, tratado como caso particular dos possíveis, orientado pelo objetivo geral de produzir reflexões e diálogos entre dois artefatos históricos, sociológicos e curriculares, isto é, a música e a formação do músico, que estruturam os inconscientes coletivos das formações em música e do músico popular. Produção suportada teoricamente por interlocuções com a teoria das práticas sociais, na perspectiva bourdieusiana, e a teoria crítica do currículo, em diálogo com autores do campo da música e da cultura. Acresce-se a esse suporte, a orientação metodológica ancorada no conhecimento praxiológico. Esta forma de conhecimento recupera a noção ativa dos sujeitos como produtos da história de todo campo social e de experiências acumuladas no curso de trajetórias individuais. Recuperação projetada na hipótese de que a formação do músico popular, no ensino superior, torna-se relativamente autônoma, no tocante às injunções entre a erudição e a popularização da música, por romper (ainda que parcialmente) a dependência estrutural da formação em relação ao campo do poder – a erudição. No encontro de resposta, ou de formas precisas de reflexão, alcançamos a estrutura do Curso de Música, bem como as formações do músico prometidas, iluminadas no/pelo retrato do conjunto de significados, expectativas e comportamentos compartilhados por um determinado grupo social – que facilita e ordena, limita e potencializa os intercâmbios sociais, as produções e as realizações individuais e coletivas dentro de um marco temporal e espacial orientado pela erudição versus o popular. Em conclusão, as vias de legitimação da música e do músico popular são operadas no próprio espaço social construído dentro do campo artístico, do campo educativo e, simultaneamente, fora de ambos. Deslocam-se, portanto, o lugar do subcampo de produção restrita, a hegemonia dos cânones populares e a illusio dos agentes, cujas lutas de classificação predominantemente se dão na hierarquização e curricularização dos gêneros musicais.
Abstract: This research brings us closer to the historical sociology of music education and the formation of popular musicians. The object and sources of this research are curricular texts/documents prescribed for higher education in Music at the following universities: State University of Campinas (Unicamp), Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO), Federal University of Bahia (UFBA), Federal University of Minas Gerais (UFMG) and Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). It is important to mention that the studies and analyzes of the prescribed curricular texts/documents are part of a Research Program developed at/by Observatório de Cultura Escolar (OCE). The chosen curricular texts/documents become a particular case, guided by the general objective of producing reflections and dialogues between two historical, sociological and curricular artifacts, that is, music and the formation of the musician, which structure the collective unconscious of formations in music and popular musician. This production has theoretical support in the dialogues with the theory of social practices, in the Bourdieusian perspective, and the critical theory of the curriculum, in dialogue with authors from the field of music and culture. Furthermore, the methodological orientation is anchored in praxeological knowledge. This form of knowledge recovers the active notion of subjects as products of the history of the entire social field and of experiences accumulated in the course of individual trajectories. This recovery is projected on the hypothesis that the formation of the popular musician, in higher education, becomes relatively autonomous, with regard to the injunctions between erudition and the popularization of music, by breaking (albeit partially) the structural dependence of the formation in relation to the field of power – erudition. We analyzed the structure of the Music Course, as well as the promised musician training, illuminated in/by the portrait of the set of meanings, expectations and behaviors shared by a certain social group. Such a group facilitates and orders, limits and potentiates social exchanges, productions and individual and collective achievements within a temporal and spatial framework oriented by erudition versus the popular. In conclusion, the legitimation of music and popular musicians is operated in the social space itself built within the artistic field, the educational field and, simultaneously, outside of both. Therefore, the place of the restricted production subfield, the hegemony of popular canons and the illusio of agents, whose classification struggles predominantly take place in the hierarchy and curricularization of musical genres, are displaced.
Palavras-chave: Currículo. Música popular. Ensino superior. Estudos comparados.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5593
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.