Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5572
Tipo: Livro
Título: Entrelugares: temáticas culturais e educacionais na contemporaneidade
Autor(es): Assis, Jacira Helena do Valle Pereira
Resumo: Esse livro em forma de coletânea conta com a participação de convidados e professores pesquisadores da Linha 02 – Educação, Cultura, Sociedade, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que mobilizam em suas produções acadêmicas temáticas investigadas e orientadas na referida Linha. A produção está organizada em torno de três eixos, a saber: 1) Práticas culturais, sociais e políticas sobre os diferentes processos e dimensões educativas; 2) Educação inclusiva, políticas e relações de poder; 3) Instituições educativas, enunciações, transformações. O primeiro eixo do livro tem um caráter propositivo ao trazer práticas educativas e suas potencialidades no contexto escolar. No segundo eixo do livro, as contribuições dos(as) autores(as) estão voltadas para problematizar a educação inclusiva e as relações de poder em projetos, programas e políticas. No terceiro eixo do livro - Instituições educativas, enunciações, transformações - os autores apresentam reflexões sobre processos e percalços das instituições de ensino superior e de questões da pós-graduação. As relevantes contribuições dos textos que compõem os três eixos deste livro nos permitem um aprofundamento no campo das pesquisas em Educação realizadas por professores pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação e convidados, que disponibilizaram seus conhecimentos sobre temáticas culturais e educacionais na contemporaneidade.
Abstract: This book in the form of a collection has the participation of guests and research professors from Line 02 – Education, Culture, Society, from the Graduate Program in Education, from the Faculty of Education, from the Federal University of Mato Grosso do Sul, who mobilize in their thematic academic productions investigated and guided in the referred Line. The production is organized around three axes, namely: 1) Cultural, social and political practices on the different educational processes and dimensions; 2) Inclusive education, politics and power relations; 3) Educational institutions, enunciations, transformations. The first axis of the book has a propositional character in bringing educational practices and their potential in the school context. In the second axis of the book, the authors' contributions are aimed at questioning inclusive education and power relations in projects, programs and policies. In the third axis of the book - Educational institutions, enunciations, transformations - the authors present reflections on processes and mishaps of higher education institutions and postgraduate issues. The relevant contributions of the texts that make up the three axes of this book allow us to delve deeper into the field of research in Education carried out by research professors from the Postgraduate Program in Education and invited guests, who provided their knowledge on cultural and educational themes in contemporary times.
Palavras-chave: práticas escolares
educação a distância
leitura e escrita
ações afirmativas
trajetórias de escolarização
instituições de ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5572
Data do documento: 24-Jan-2023
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENTRELUGARES_TEMÁTICAS_CULTURAIS_E_EDUCACIONAIS_NA_CONTEMPORANEIDADE-.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons