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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Onda Hallyu e o consumo de produtos coreanos no Brasil
Autor(es): de Souza, Elisangela Aparecida Santos
Primeiro orientador: Resch, Sibelly
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o consumo de produtos coreanos por fãs brasileiros de k-dramas. Os objetivos específicos são: identificar o perfil desta comunidade; identificar os fatores que impactam no consumo e compreender a influência cultural exercida pelos k-dramas nos fãs brasileiros. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e dados quantitativos. A amostra é não probabilística e por conveniência, formada por 169 respondentes que se consideram fãs de k-dramas de 23 estados da federação brasileira. Os resultados do estudo possibilitam identificar quanto ao perfil, predominou as mulheres brancas, casadas e solteiras, jovens, com escolaridade superior ou cursando e renda na faixa de 4 a 6 salários mínimos. A maioria começou a assistir k-dramas entre 2018 a 2022, especialmente nas plataformas Netflix e Rakuten Viki e assiste diariamente ou de duas a três vezes por semana. A maioria da amostra (66,7%) é composta por fãs que começaram a assistir k-dramas no período mais recente (2018 a 2022). Quase 70% afirmou ter comprado algum produto ou consumido algum serviço no último ano. Dentre os produtos que gostariam de consumir, destaca-se: cosméticos e alimentos e bebidas, para consumo em casa ou em restaurantes. Os resultados possibilitam confirmar que há influência dos k-dramas no consumo e também influências culturais exercidas pelos kdramas nos fãs brasileiros, confirmando a estratégia de marca de país adotada pela Coréia do Sul com a exportação de produtos midiáticos.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o consumo de produtos coreanos por fãs brasileiros de k-dramas. Os objetivos específicos são: identificar o perfil desta comunidade; identificar os fatores que impactam no consumo e compreender a influência cultural exercida pelos k-dramas nos fãs brasileiros. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e dados quantitativos. A amostra é não probabilística e por conveniência, formada por 169 respondentes que se consideram fãs de k-dramas de 23 estados da federação brasileira. Os resultados do estudo possibilitam identificar quanto ao perfil, predominou as mulheres brancas, casadas e solteiras, jovens, com escolaridade superior ou cursando e renda na faixa de 4 a 6 salários mínimos. A maioria começou a assistir k-dramas entre 2018 a 2022, especialmente nas plataformas Netflix e Rakuten Viki e assiste diariamente ou de duas a três vezes por semana. A maioria da amostra (66,7%) é composta por fãs que começaram a assistir k-dramas no período mais recente (2018 a 2022). Quase 70% afirmou ter comprado algum produto ou consumido algum serviço no último ano. Dentre os produtos que gostariam de consumir, destaca-se: cosméticos e alimentos e bebidas, para consumo em casa ou em restaurantes. Os resultados possibilitam confirmar que há influência dos k-dramas no consumo e também influências culturais exercidas pelos kdramas nos fãs brasileiros, confirmando a estratégia de marca de país adotada pela Coréia do Sul com a exportação de produtos midiáticos.
Palavras-chave: Processo de decisão de compra
Onda Hallyu
K-dramas
Produtos Coreanos
Influência Cultural
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNV
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5544
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

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