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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: QUEM SÃO OS FREQUENTADORES DAS FILAS NOS BANCOS? Um estudo em uma agência bancária no município de Naviraí (MS)
Autor(es): Elias, Matheus Schnorr
Primeiro orientador: Sordi, Victor Fraile
Resumo: Apesar dos avanços na utilização de tecnologias de informação e comunicação, as filas nas agências bancárias não diminuem e o tempo de espera pelos serviços na maioria das agências continua longo. Neste cenário, identificar quem são esses indivíduos que permanecem nas filas mesmo após grandes avanços na digitalização dos serviços, pode ser essencial para a melhor compreensão deste fenômeno. Este estudo objetiva caracterizar frequentadores de filas de atendimento em agências bancárias. Para tanto, operacionalizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, aplicando-se um questionário a uma amostra de trinta indivíduos frequentadores de filas de atendimento em uma agência bancária no município de Naviraí, Estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados sugerem que os frequentadores de filas de atendimento em agências bancárias, apesar de já bancarizados, trata-se de indivíduos com dificuldades na utilização de tecnologias de informação e comunicação como caixa eletrônicos, aplicativos bancários e internet banking, além de apresentar desconhecimento sobre a utilização dessas tecnologias como alternativas para a efetuação de transações financeiras comuns. As dificuldades e desconhecimento podem estar relacionadas com a escolaridade e renda, dois fatores importantes tanto na educação digital quanto ao acesso à internet e equipamentos eletrônicos.
Abstract: Apesar dos avanços na utilização de tecnologias de informação e comunicação, as filas nas agências bancárias não diminuem e o tempo de espera pelos serviços na maioria das agências continua longo. Neste cenário, identificar quem são esses indivíduos que permanecem nas filas mesmo após grandes avanços na digitalização dos serviços, pode ser essencial para a melhor compreensão deste fenômeno. Este estudo objetiva caracterizar frequentadores de filas de atendimento em agências bancárias. Para tanto, operacionalizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, aplicando-se um questionário a uma amostra de trinta indivíduos frequentadores de filas de atendimento em uma agência bancária no município de Naviraí, Estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados sugerem que os frequentadores de filas de atendimento em agências bancárias, apesar de já bancarizados, trata-se de indivíduos com dificuldades na utilização de tecnologias de informação e comunicação como caixa eletrônicos, aplicativos bancários e internet banking, além de apresentar desconhecimento sobre a utilização dessas tecnologias como alternativas para a efetuação de transações financeiras comuns. As dificuldades e desconhecimento podem estar relacionadas com a escolaridade e renda, dois fatores importantes tanto na educação digital quanto ao acesso à internet e equipamentos eletrônicos.
Palavras-chave: Analfabetismo Digital
Educação Digital
Bancarização
Filas
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNV
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5511
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

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