Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5480
Tipo: Tese
Título: ENSINO MÉDIO DO/NO CAMPO E DA/NA CIDADE NO ESTADO DO PARANÁ (1960-1970)
Autor(es): Nivaldo Corrêa Tenorio
Primeiro orientador: Fabiany de Cassia Tavares Silva
Resumo: A presente tese retrata a implantação do ensino de grau médio colegial direcionado às escolas rurais (campo) e às escolas urbanas (cidades). Para tanto, reconhece neste processo a proposta de transformação econômica dos espaços rural e urbano do estado do Paraná e os direcionamentos para o ensino médio colegial. Neste contexto, compulsamos, para descrição e tentativas pontuais de análise, textos/documentos legais que além de determinarem os princípios informam os currículos, dando forma a uma espécie de política educacional e curricular regional do ensino médio colegial. Diante disso, temos como objetivo geral mapear e descrever indícios do currículo prescrito para o ensino médio colegial no/do campo e na/da cidade, como parte do projeto de desenvolvimento econômico do estado do Paraná, na década de 1960. Decompõem-se deste objetivo o exercício de descrição fundado no processo de modernização da economia brasileira e no investimento na educação; os nexos apreendidos acerca da relação entre a educação e o trabalho, voltada aos projetos de desenvolvimento econômico (regional e local) no estado do Paraná; a compreensão das contribuições e/ou limitações produzidas pelo conjunto dos textos/documentos eleitos. A operação metodológica assenta-se em uma operação historiográfica pautada no cruzamento entre o nacional e o regional, informado pela história, a história da educação e a história do ensino médio com aproximações à história do currículo. Partimos da compreensão do currículo escolar como um artefato social e cultural, cuja história consiste na tentativa de interpretar e entender o processo pelo qual grupos sociais, em um determinado tempo e lugar, selecionam, organizam e distribuem conhecimentos por intermédio das instituições educativas. A par disso, defendemos a tese de que o ensino médio regionalizado (do estado do Paraná) indicia uma prescrição curricular para a formação diferenciada no campo e na cidade, supondo imersões e delineamentos por experiências e competências perspectivadas, demarcadas por interesses de distintos grupos no desenvolvimento econômico do campo e da cidade, como expressão das possibilidades de evolução técnica como uma nova etapa histórica e econômica. Em conclusão, registramos que a profissionalização do ensino médio, no período estudado, ancora-se na implantação de um sistema educativo que forma mão de obra especializada para o campo (áreas rurais) e cidade (áreas urbanas), com o objetivo de suprir o mercado de trabalho com trabalhadores especializados para os diversos ramos econômicos que floresciam nesses espaços. O Estado e o capital econômico interagem por ideais desenvolvimentistas e de ganho de capital que identificamos como a força motriz das prescrições curriculares endereçadas às instituições educativas.
Abstract: The present doctoral dissertation portrays the implementation of high school education directed to rural schools (countryside) and urban schools (cities). In order to achieve this, it identifies in this process the proposal of economic transformation of the rural and urban spaces of the state of Paraná, in Brazil, the directions for the high school education. In this scenario, we compiled, for description and occasional attempts at analysis, legal texts/documents, which, besides determining the principles, inform the curricula, shaping a kind of regional educational and curricular policy for high school education. In view of this, our main objective is to map and describe traces of the curriculum prescribed for high school in the countryside and in the city, as part of the economic development project of the state of Paraná, in the 1960s. This objective comprises the exercise of describing the process of modernization of the Brazilian economy and the investment in education; the nexus apprehended about the relationship between education and work aimed at the projects of economic development (regional and local) in the state of Paraná and; to apprehend the contributions and/or limitations produced by the set of texts/documents adopted. The methodological procedure is based on a historiographical operation based on the intersection between the national and the regional, informed by history, the history of education and the history of high school with approaches to the history of curriculum. We assume that the school curriculum is a social and cultural artifact, whose history consists of an effort to interpret and understand the process by which social groups, in a given time and place, select, organize, and distribute knowledge through educational institutions. At the same time, we defend the thesis that the regionalized high school (in the state of Paraná) indicates a curricular prescription for distinctive education in the countryside and in the city, supposing immersions and delineations by experiences and perspectives competences, demarcated by interests of distinct sectors in the economic development of the countryside and the city, as an expression of the possibilities of technical evolution as a new historical and economic stage. In summary, we register that the professionalization of high school, in the studied time period, is grounded on the implementation of an educational system that trains specialized labor for the countryside (rural areas) and the city (urban areas), with the objective of supplying the work market with specialized workers for the several economic fields that bloomed in these spaces. The State and the economic capital interacted for developmental ideals and capital gain which, we identified as the driving force of the curricular prescriptions targeted to educational institutions.
Palavras-chave: História da Educação. Ensino Médio. Currículo. Campo e Cidade. Estado do Paraná.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5480
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Nivaldo_Correa_Tenorio_enviar.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.