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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5476
Tipo: | Tese |
Título: | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SUJEITOS EGRESSOS. |
Autor(es): | Dayana de Oliveira Arruda |
Primeiro orientador: | Antonio Carlos do Nascimento Osorio |
Resumo: | Esta pesquisa identificou e problematizou os efeitos da educação de jovens e adultos nos modos de constituição de si - sujeitos egressos dessa modalidade de ensino submetida às normativas vigentes, cuja certificação aconteceu em diferentes tempos, espaços e configurações específicas da adotada estratégia de escolarização, tendo como lócus a Escola Elvira Mathias de Oliveira, vinculada à Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), localizada no município de Campo Grande/MS. Os instrumentais utilizados como caixas de ferramentas epistemológicas, as teorizações e conduções de práticas científicas foram marcados por avanços, recuos e modificações de sistematização, decorrentes dos arranjos em face de limites e possibilidades fornecidos pelo arcabouço foucaultiano, que nos conduziu de forma tangível algumas vezes aos sentidos e usos da cartografia para sustentação dos movimentos da pesquisa, enquanto possibilidades de reunir apontamentos e indicações no diálogo entre elementos históricos e sociais. Dinâmica utilizada como suporte às análises críticas, sustentadas pelos sujeitos da pesquisa, e na medida do possível, instrumento de resistência e de superação, o denominado domínio ético, cujas potencialidades analíticas atinentes aos processos de subjetivação e objetivação produzem a compreensão de valores e regras que envolvem a relação do sujeito consigo ou acerca de si, pelos determinantes das práticas sociais, operados pela cultura vigente de segregação, exclusão e alinhamentos, impondo verdades e condições para operacionalidade do exercício da cidadania, dos direitos e da escolarização. Rede de relações cujas implicações correspondem aos modos que o sujeito, considerado constituinte, opera processos de sujeição, efeito de codificações e decodificações diversas, na estrita relação entre objetividade e subjetividade, sustentando sua existência pelas brechas do possível. A sistematização desta pesquisa em todas as suas circunstâncias e abordagens à luz dos referenciais foucaultianos, assimilada como acompanhamento de processos e desse modo, pela cartografia como perspectiva, atitude e método, revelou-nos uma realidade encoberta. Consideramos o primado dos itinerários e delineamentos de caráter empírico analítico evidenciados sob o próprio caminhar, fazeres e saberes investigativos sobre os quais nos debruçamos. A título de algumas aproximações, destacamos que constituíram o arcabouço dos nossos achados, uma gama de narrativas dos sujeitos interlocutores da pesquisa, egressos da educação de jovens e adultos, compostas de expectativas, projetos, medos, sonhos e pesadelos, bem como experiências marcadas por trajetórias singulares, enfrentamentos, lutas e adversidades pessoais, estratégias de condução de si, também de negociação acerca de verdades constitutivas pelo meio aos sujeitos, nitidamente cerceadas por demandas sociais, econômicas, culturais e uma série de privações históricas e sociais, mas marcadas por desejos e vontades, investimentos de poderes e práticas estreitas de liberdade. São jogos de verdade desencadeados, neste caso, pelas práticas de caráter pedagógico (cuidado de si) a forjar e aprimorar múltiplas estratégias de investimentos e diferentes regimes e formas de produção dos corpos, na simbiose de questões e enfrentamentos particulares. Contingenciamentos de histórias de vida apropriados pelas instituições e seus processos todos, são estreitas as possibilidades de criar e dinamizar brechas de existência por si, afirmando-se em suas próprias verdades e escolhas. (Re)existências e seus jogos de verdades constituintes, de caráter reflexivo e potente, seja por evidenciarem questões outras coexistentes nas fronteiras da grande lógica dos mecanismos sempre aprimorados de controle, seja por explicitarem processos de subjetivação instituidores, por si mesmos, de saberes não sujeitados, promovidos nas brechas possíveis dos momentos vividos pelos sujeitos egressos, revelando superações dos mecanismos de controle, significativas e determinantes para si. |
Abstract: | The research identified and problematized on the effects of the Education for Youths and Adults with graduates from the High School Education as constituent forms of the Self - subjects graduated from that modality of high school submitted to current ruling, whose certification happened in different times, spaces e specific configurations from that strategy adopted for schooling, having as local the Elvira Mathias de Oliveira High School, linked to the State System of Education of South Mato Grosso, located in the county of Campo Grande. The instruments used as boxes for epistemological tools, as theories and conductions of scientific practices were characterized for advances, step-backs and modifications of systematization, resulting from the horizons of limits and possibilities, given by the Foucaultian referential, that led us in a concrete way sometimes to the meanings and uses of the cartography to fund the research movements, as possibility to join clues and guides in the dialogue within historical and social elements. This dynamics is used as support for critical analysis, sustained by the research subjects, as possible, instrument of resistance and overcoming, the denominated ethical domain, whose analytical possibilities lead to the subjectivation and objectivation processes produce the comprehension of values and rules that belong to the relation of the subject with themselves or about themselves, by the determinants of the social practices, operated by the current culture of segregation, exclusion and tasks, imposing truths and conditions to operate the citizenship experience, rights and schooling. Bunch of relations whose implications correspond to the modes in which the subject, considered constituent, performs subjectivation processes, effect of diverse codification and decoding, in the discrete relation between objectivity and subjectivity, funding its existence by the boundaries of the possible. The systematization of this research in all its circumstances and approaches in reference to the foucaultian theory, assimilated as guideline of the processes in that way, by the cartography as perspective, revealed to us an uncovered reality. We consider a primacy of the itineraries and empirical and analytical evidence by the proper performance, style, and research knowledge linings on which we investigate. As some approximations, we emphasize that the framework of our findings constituted a range of narratives from the research interlocutors, graduates of youth and adult education, composed of expectations, projects, fears, dreams and nightmares, in addition to experiences marked by unique trajectories, confrontations, struggles and personal adversities, self-management strategies, also negotiation of constitutive truths through the subjects' environment, clearly constrained by social, economic, cultural demands and a series of historical and social needs, but marked by desires and wishes, investitures of narrow powers and practices of freedom. They are real games triggered, in this case, by pedagogical practices (self-care) to forge and improve multiple investment strategies and different regimes and forms of body production, in the symbiosis of problems and confrontations. Contingencies of life histories appropriated by institutions and all their processes, the possibilities of creating and reinvigorating gaps of existence for themselves are narrowed, asserting themselves in their own truths and choices. (Re)existences and their games of constituent truths, of a reflective and powerful character, either because they highlight other issues that coexist on the frontiers of the great logic of the ever-improving mechanisms of control, or because they explain processes of subjectivation that institute, by themselves, of knowledge not subjected, promoted in the possible gaps of the moments lived by the graduating subjects, revealing overcoming the control mechanisms, significant and decisive for themselves. |
Palavras-chave: | Educação Jovens e Adultos Egressos Cartografia Processos de Subjetivações. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5476 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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