Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5460
Tipo: Dissertação
Título: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES: Sentidos e significados do ensino da arte na escola como espaço de humanização
Autor(es): Lechuga, Evelyn Bendó
Primeiro orientador: Piatti, Celia Beatriz
Resumo: Esta investigação está associada à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem como objetivo analisar os sentidos e significados do ensino da arte no ambiente escolar na concepção dos professores de arte. Frente ao objetivo, problematiza-se: A concepção dos professores em relação ao ensino da Arte no espaço escolar traz sentidos e significados para que eles reconheçam a arte como processo humanizador? Para essa busca, o aporte teórico ancora-se na teoria histórico-cultural com base no materialismo histórico-dialético. Para tanto, realizamos entrevistas com cinco professores de Arte da Rede Municipal de Educação de Campo Grande em Mato Grosso do Sul, no segmento de Ensino fundamental anos Iniciais e finais. As entrevistas foram organizadas em duas unidades de análise “formação e arte” e “arte na escola”. Os resultados apontam que os professores entrevistados ainda se alienam diante das possibilidades da arte como possibilidade de humanização no interior da escola. Alienam-se pelas condições, pois o ensino da arte não é neutro, ao contrário, está permeado pelas determinações do contexto político, econômico e cultural. Podemos considerar que, no sistema capitalista, pode ser instrumento de reprodução social. Somente superando essas determinações, o ensino da arte poderá se colocar a serviço da humanização e, portanto, da emancipação dos professores para um ensino e entendimento da arte com possibilidades de humanização.
Abstract: This investigation is associated with the “Formative processes, educational practices, differences” line of research of Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)’s Postgraduate Program in Education. It has the goal to analyse the senses and meanings of teaching Art in the school environment from the point of view of the Art Teachers. Facing the goal what is problematized: What is: the concept of the teachers regarding the teaching of Art into the school space, which brings senses and meanings for them to recognize the art as a humanizing process? For that pursuit the theoretical input anchors itself in the cultural-historical theory based on the historic-dialectical materialism. For that purpose, we’ve conducted interviews with five Art teachers from the Municipal Educational System of Campo Grande in Mato Grosso do Sul state, in the segment of “Ensino fundamental anos iniciais e finais” (the equivalent of elementary school from first to 9th grade. The interviews were organized in two units of development and analysis, and art at school. The results, still partial, point out that in the teachers’ testimonies, even when facing difficulties, creativity is the most relevant point of the process of art teaching, what moves away from the possibility of comprehension that the transmission of knowledge values the art in relation to the classic contents, contents that the teacher organizes intentionally for the students to own the knowledge accumulated by mankind. Therefore, the meanings and definitions do not unveil the possibility of recognizing that art can enable the humanization in the school space.
Palavras-chave: Educação
Formação de Professores
Ensino de Artes
Teoria da Educação
Arte e Sociedade
Cultura e Instituições Culturais
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5460
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Evelyn Bendô Lechuga - Concepções de Professores.pdf786,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.